TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HOBBES

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

1. Hobbes discorda das distinções de formas boas e más (caráter absoluto) e do governo misto (indivisibilidade) no que tange a teoria clássica das formas de governo.

2. O caráter absoluto do poder soberano se constitui em um poder onde não há qualquer hierarquia acima, não há quem possa subordinar o detentor do poder absoluto a não ser as leis naturais e divinas.

3. Para Bodin, a propriedade privada é um direito que se forma em uma esfera privada sem haver participação do Estado, já que é um direito privado. Para Hobbes a propriedade é um direito que advém da esfera pública, pela tutela estatal, já que apenas o Estado tem força para garantir que o que é de um indivíduo permaneça sendo exclusivamente dele.

4. Thomas Hobbes rejeita a teoria das formas boas e más do governo, pois o critério de bondade e maldade é feito de maneira subjetiva, não há forma racional de distinção entre maldade e bondade, desta forma o filósofo expõe uma tese onde ressalta que segundo a teoria o governo bom é aquele que o detentor do poder governa de acordo com as leis e o governo mau é aquele que o soberano ultrapasssa os limites de poder, contudo, como existe a possibilidade de ir além do que o poder soberano permite já que o mesmo é ilimitado? Nesse contexto, Hobbes concretiza e demonstra a impossibilidade de julgamento de um governo por um critério subjetivo.

5. Não. A diferença é apenas na nomenclatura pois as pessoas que designaram ou gostavam da forma de governo ou odiavam, ou seja, possuíam opção diferentes ao que concerne o governo.

6. A legitimação post factum é um poder que surge sem apoio de outros, não faz parte de um ciclo onde há legitimidade anterior e posterior.

7. Hobbes carateriza a monarquia despótica aquela que o monarca adquire com a conquista ou com a vitória pela guerra.

8. O pactum subiectionis é um pacto no qual o vencedor tira o direito de matar o vencido e para que isso não acontecesse, o vencido renunciava à liberdade para salvar sua vida.

9. Hobbes faz críticas ao governo misto ao ressaltar que não tem como um poder ser soberano e dividido, pois sua essência de soberania se perde, há instabilidade e também a sobreposição de poderes, o que gera uma crítica simultânea a separação dos poderes.

10. A sobreposição da teoria de governo misto e da separação de poderes acontece porque há tendência em misturar a divisão tríplice das funções principais do Estado com a participação e unificação das classes que compõem a sociedade diversa, que deveria ter cada uma um órgão competente para representá-las no Estado Composto, por isso o “misto”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com