TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis

Por:   •  11/3/2024  •  Seminário  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

ANTÔNIA ZILMA DA SILVA DE OLIVEIRA OHANA SILVA DE SIMA THIAGO LUIZ GOBBO

DIREITO TRIBUTÁRIO:

ITBI - Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis

Professor: Alexandre Macedo Tavares

ITAJAÍ-SC 2022

  1. INTRODUÇÃO

ITBI é a sigla de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, e é um imposto que está ligado diretamente a quem compra uma propriedade. Na legislação esse imposto está fundamentado na CRFB/1988, no Art. 158.

"Compete aos Municípios instituir impostos sobre (…) transmissão “inter vivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos à sua aquisição." Artigo 156, inciso II, Constituição Federal de 88.

Este tributo tem função de arrecadar recursos financeiros para a Fazenda Pública dos Municípios de do Distrito Federal, o que denota sua função fiscal.

É um imposto de competência dos municípios, com legislação própria para cada um deles, e que deve ser pago sempre que acontece uma transferência imobiliária, ainda que o imóvel seja comprado na planta, sendo sua inadimplência fator responsável pela não liberação da documentação para a compra de um imóvel e sua regularização nos registros públicos, a garantia ao acesso a serviços básicos, como coleta de lixo, água e luz.

Atualmente, o imposto de transmissão de bens imóveis inter vivos, que passou a se chamar simplesmente de ITBI, tem sua fonte na Constituição, no já mencionado art. 156, inciso II, citado acima. A Lei Complementar que trata do ITBI, nos termos em que exige o art. 146, III, a, da Constituição, é, por recepção, o Código Tributário Nacional (Lei 5.172, de 25.10.66), que regula este tributo em seus artigos 35 a 42. Convém observar que o CTN foi editado sob a égide da Constituição de 1946, quando era tributada pelos Estados-membros a transmissão de quaisquer bens corpóreos ou incorpóreos (art. 19 e §§ 1º e 2º da CF de 1946). Ao Município restou apenas a transmissão inter vivos a título oneroso, conforme se depreende do art. 156, II, da CF. Em termos de legislação ordinária, o ITBI, sendo da competência dos Municípios, têm legislação própria para cada um deles.

  1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA

O ITBI surgiu no Direito brasileiro em 1809 sob a denominação de siza.

[pic 2]

de 1809, D. João VI instituiu a meia siza (5%) incidente sobre tráfico de escravos

[pic 3]

siza, que era imposto de caráter geral, perdurou até 13-5-1888, quando ocorreu a abolição da escravatura.

A Carta outorgada de 1824 é omissa na previsão desse imposto. Pelo Ato

[pic 4][pic 5]

1891 conferiu aos Estados-membros a competência para instituir impostos “sobre

[pic 6][pic 7][pic 8]

de propriedade imobiliária inter vivos (art. 8º, I, c). O mesmo texto foi mantido pela

[pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

competência impositiva municipal (art. 29, III), ao passo que o imposto de transmissão

[pic 13][pic 14][pic 15]

Estados-membros (art. 9º e §§ 1º a 4º).

A Constituição de 1967 atribuiu aos Estados-membros a competência para

[pic 16]

acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como

[pic 17]

Ato        Complementar        nº        40,        de        30-12-1968,        fixou a competência impositiva do

Estado-membro onde se situa o bem imóvel, limitando-a à alíquota máxima fixada por Resolução do Senado Federal e prevendo o direito de dedução do montante pago por ocasião da apuração e pagamento do imposto de renda oriundo da transação imobiliária. A Emenda no 1, de 1969, mantém, em linhas gerais, o texto da Constituição de 1967 (art. 23, I e § 2º), suprimiu a previsão constitucional de dedução do imposto pago a esse título para efeito de pagamento de imposto de renda.

Finalmente, a Constituição de 1988 traz a redação hoje vigente, que atribui aos Estados e Distrito Federal a competência para a instituição do imposto de transmissão causa mortis (art. 155, I), e aos Municípios a competência para a instituição do imposto de transmissão de bens imóveis inter vivos (art. 156, II).

  1. ASPECTO MATERIAL

O aspecto material ou o núcleo do fato gerador é sempre a descrição abstrata de ato ou fato, que uma vez concretizada faz nascer a obrigação tributária. Mas isso não é suficiente. Como obrigação tributária pressupõe uma relação jurídica, é necessária a presença de demais elementos desse fato gerador para que nasça concretamente essa obrigação. São os elementos ou aspectos subjetivo, quantitativo, espacial e temporal.

A incidência do ITBI é a transmissão, entre vivos (excluindo-se a sucessão – causa mortis), a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, ou seja, o “fato gerador do ITBI é o registro imobiliário da transmissão da propriedade do bem imóvel" (CASTRO, LUSTOZA, GOUVÊA, 2018, p. 965).

  1. Imunidade

É importante ressaltar que conforme o art. 156, §2º da CF/88, o ITBI não incide sobre a transmissão dos bens ou direitos quando efetuada para sua incorporação ao patrimônio de pessoa jurídica em pagamento de capital nela subscrito e quando decorrente da incorporação ou da fusão de uma pessoa jurídica por outra ou com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (254.8 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com