TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente e Sustentabilidade

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

ALUNO: LUIZ GUSTAVO CAMPANA MARTINS

TURMA: CIÊNCIAS SOCIAIS – 4°ANO – MATUTINO

SOCIOLOGIA AMBIENTAL – PAULO BASSANI

Esta frase que diz “a teoria que nos levou a crise, não pode ser a mesma que vai nos tirar dela” é uma frase de Einsten já citada por Leonardo Boff, um dos maiores sociólogos ambientais da atualidade. O que Boff quis dizer com a referida frase é que justamente o modelo capitalista que nos trouxe até esta crise ambiental, não pode ser o mesmo que vai nos fazer superá-la.

Segundo Boff é preciso inventar uma outra forma de consumir, produzir, habitar e mesmo de relacionar o homem com o planeta terra. A forma que o capitalismo impõe é extremamente devastadora e prejudicial à natureza, como também lembra Michael Löwy, ou seja, essa busca do lucro pelo lucro não tem fim, aliás tem: coincide com o próprio fim da humanidade.

Desta forma o que se deve transformar além deste modelo devastador, é a lógica de ganhar o máximo possível em menos tempo, ou seja, hoje em dia sabemos que a natureza tem seu próprio tempo, que o ser humano que busca qualidade não pode exigir da natureza algo que ela não possa sustentar por muito tempo.

        A preservação do nosso planeta é instintiva ao homem, pois nós precisamos deste para sobreviver e não o contrário, ou seja, o planeta pode continuar muito bem sem os seres humanos.

        Esse modelo que praticamos já mostrou sua falência, a acumulação de bens materiais à custa da devastação da natureza não traz benefícios a longo prazo, daí a importância de pensarmos em práticas diferenciadas que buscam em primeiro lugar a preservação e proteção da natureza, o respeito ao seu tempo.

        Algumas dessas boas práticas seriam a agroecologia, que diz respeito ao estudo da agricultura desde uma perspectiva ecológica; As Empresas Sociais comentadas por João das Águas, cujo objetivo do negócio é promover melhoramentos sociais e não maximizar o potencial de lucro, sendo assim a empresa atingirá a sua própria sustentabilidade financeira e econômica; Ou mesmo a própria reciclagem, algo simples que pode ser feito mesmo em casa e faz diferença no impacto ambiental.

        Temos assim que as práticas sustentáveis podem ser grande e complexas, como também podem ser pequenas e simples. O importante e que deve começar nas pessoas, como colocado por Leonardo Boff, é a Ecologia Mental, sustentando que as causas do déficit da Terra não se encontram apenas no tipo de sociedade que atualmente temos, mas também no tipo de mentalidade que vigora. Ou seja, as pessoas precisam mudar de pensamento, trazer a ecologia em suas mentes, pois caso isso não aconteça não importa o modelo ao qual chegarmos, sempre haverá exploração e desrespeito com a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com