TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo verde

Por:   •  5/5/2018  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  1.070 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso 3: Mundo Verde

Empreendedorismo do bem-estar, qualidade de vida e sustentabilidade

ATIVIDADE INDIVIDUAL ou em GRUPO (até 4 pessoas)

Questões:

  1. Jorge disse ter desenvolvido um plano de negócios simples e objetivo antes de criar a Mundo Verde, mas que desde o início já tinha a visão de um dia tornar a empresa numa rede de franquias. Explique.

Resposta: Embora tivesse enfrentado dificuldades iniciais, Jorge tinha a visão de tornar a sua empresa uma rede de franquias, e isso, foi de suma importância para o desenvolvimento da sua marca, pois passou a trabalhar em cima disso, batalhando para conseguir atingir essa meta.

  1. Quais foram as maiores dificuldades iniciais encontradas no negócio?

Resposta: Por ser uma ideia pioneira em uma cidade conservadora, ele enfrentou dificuldades como a busca dos produtos sem uma cultura formada, a pouca variedade e informação. Com isso, surgiu a necessidade de ações criativas, através da informação e da conscientização: palestras, vendedores treinados, vendedores consultores, e mais tarde a contratação de nutricionista.

  1.  A área em que a Mundo Verde atua, do bem-estar, qualidade de vida e sustentabilidade, continua com grande potencial para desenvolvimento de novos negócios, pois atrai cada vez mais pessoas e clientes interessados em consumo responsável e saudável. Para ele qual o lado positivo e negativo de ser empreendedor?

Resposta:         Segundo Jorge, o lado positivo é a indescritível satisfação de ter uma empresa, que significa muito mais do que um negócio. Porque o Mundo Verde é uma escola, um educandário. Como diz Jorge “Educamos corações e mentes”. Outro lado positivo é que o Mundo Verde tornou-se um “point” para as pessoas discutirem as questões da vida e do Mundo. Um local onde o cliente não só adquire seus produtos, mas leva valor agregado, conhecimento e informações nutricionais, consciência de responsabilidade socioambiental.

Para Jorge o lado negativo é que a pessoa acaba se dedicando tanto, que corre o risco de se tornar um “viciado em trabalho”. E também que, diante de uma oportunidade ou desafio, tem que agir rápido, pois aumenta as chances de cometer mais erros e ficar mais propenso à ansiedade. O principal desafio para Jorge sempre foi manter a força da filosofia, contornada através de uma clara e constante comunicação entre franquia, franqueados, funcionários, fornecedores e clientes.

  1. Em 2009 a Mundo Verde deixou de ser uma empresa familiar e foi adquirida por um fundo de investimentos. Quais os conselhos ele dá para quem quer se tornar um empreendedor?

Resposta: Nas palavras de Jorge, “(...) o primeiro passo é o autoconhecimento. Em seguida, estudar e planejar. Aprender tudo o que puder sobre gestão de um negócio, especialmente sobre o negócio que a pessoa tem em mente. Depois, fazer um bom plano de negócios e ir à luta, empreendendo sem se esquecer de que a empresa que não zela por um comportamento ético estará, fatalmente, fadada ao insucesso. Tratar as pessoas com dignidade e seguir regras e regulamentos. Ter uma bússola moral fortalece práticas empresariais mais eficazes, seja para aumentar as vendas, para manter os funcionários ou reduzir os custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com