TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ordenamento da Ordem Jurídica (perguntas)

Por:   •  24/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA IV

  1. Que autoridade tem competência para editar Medida Provisória- MP?
  2. Quais as hipóteses justificam a edição de uma Medida Provisória?
  3. Quando o congresso está obrigado a iniciar a apreciação da MP e quais os efeitos da não apreciação?
  4. Qual o prazo máximo de vigência da MP?
  5. Quando se inicia a vigência da MP?
  6. A MP pode ser reeditada, explique

RESPOSTAS:

  1. Apenas o Presidente da República, como dito no Art. 62. “Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional.”

  1.  Urgências e relevâncias nas quais tenham que ser submetidas de forma imediata em que se estabelece o Art. 62.

  1. A partir do momento em que é adotada. E caso não feita a apreciação em até 45 (quarenta e cinco) dias a mesma estrará em regime de urgência como prescrito no parágrafo sexto: “Se a medida provisória não for apreciada em até quarenta e cinco dias contados de sua publicação, entrará em regime de urgência, subsequentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, até que se ultime a votação, todas as demais deliberações legislativas da Casa em que estiver tramitando.”
  1. A Medida Provisória tem um prazo de 60 dias, podendo se estender ao máximo em 120 dias. “§ 3º As medidas provisórias, ressalvado o disposto nos §§ 11 e 12 perderão eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo de sessenta dias, prorrogável, nos termos do § 7º, uma vez por igual período, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relações jurídicas delas decorrentes.”
  1. A MP tem efeito imediato, ou seja, ela já vale ao mesmo tempo em que tramita no Congresso, descrita no art. 62 da Constituição.
  1. Ela pode ser reeditada a partir do momento em que esteja dentro do seu prazo de vigência, sendo editada dentre os sessentas dias e/ou reeditada no período por igual que ainda não tenha sido convertida em lei, porem é proibido a reedição em alguns casos. “§ 10. É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com