TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PETROLEO DO KUWAIT

Por:   •  1/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 6

MAR EM CHAMAS  

 Em 1991, motivado por questões políticas e disputas territoriais Saddam Hussein perdeu o território do Kuwait. Em resposta ordenou que suas tropas invadissem a região com o intuito de explodir os poços de petróleo cerca de 6000 mil poços foram incendiados, queimando por cerca de sete meses. Lançando no golfo uma fumaça venenosa com fuligem e cinzas, criando em seguida a “chuva negra”, formando lagos de óleo.

Aproximadamente 240 milhões de galões de petróleo bruto foram queimados, a mancha atingiu uma área de mais de 700 quilômetros.

ima de 10 000 metros de altura formando uma sobra colossal capaz de diminuir a temperatura do mundo. Aparentemente os temores eram exagerados: os rolos de fumaça que se estendiam por cerca de 1.300 quilômetros, como de Belo Horizonte a Florianópolis não subiram o suficiente para afetar o clima da terra. Mas as conseqüências locais das queimadas são de tal ordem que parecem não haver exagero no veredicto do Geólogo Egipsio Farouk El-Baz: “É A MÃE DE TODOS OS DESASTRES AMBIENTAIS”.

das substâncias tóxicas provenientes da queimada descontrolada deste combustível que são cancerígenas conte vários componentes orgânicos e voláteis dentre estA nuvem tóxica que cobriu a região contaminou tudo, fez baixar as temperaturas, as pescas no Golfo entraram em colapso Só a (fumaça), conseguiu bloquear a luz do sol durante meses, as temperaturas baixaram em média dez graus e a água do mar também ficou mais fria. A fuligem provocou várioe as reservas de água potável ficaram envenenadas.

MAR EM CHAMAS NO KUWAITHá ainda a libertação de metais como o arsênio, berílio, cádmio, cromo, ferro níquel, chumbo, mercúrio, o vanádio e o zinco todos são tóxicos.

 A libertação es componentes podemos citar:

Benzeno – que destrói as células do sangue

Tolueno – que afeta o sistema nervoso

Xileno – provoca irritações das mucosas.

Acrescem os hidrocarbonetos aromáticos, policíclicos – que são cancerígenos, as partículas e os aerosóis ácidos – que atacam o aparelho respiratório.

Por fim tem ainda no lugar uma poluição fotoquímica, ressaltada de complexas reações atmosféricas com estes poluentes. Uma das suas conseqüências são as chuvas ácidas e a formação de ozônio troposfério que provoca problemas respiratórios. Além de constituírem um perigo para a saúde. Esta poluição acaba por se depositar no solo e na água transportando a sua carga química para os sistemas naturais que entra na cadeia alimentar atingindo os humanos.

A queimada dos poços, causou varias perturbações pelo caminho principalmente no ecossistema, ou seja, além de ficar privado de uma das suas riquezas minerais o Iraque ainda vê os seus recursos naturais envenenados.

O projeto de drenagem dos pântanos na confluência do Tigre como o Eufrates, por exemplo: obrigou a deslocação das populações humanas e

animais que dependiam deste riquíssimo ecossistema, essencial para as aves, mas também fundamental para a reprodução dos peixes.

No combate aos incêndios no poços de petróleo a pronta ação dos satélites ajudaram a localizar os focos de incêndio

menciona “Se o inferno tivesse um parque nacional seria aqui

os poços onde as chamas estavam ou não sob controle.

Assim foi possível concentrar esforços sobre os casos mais sinistros e apagar, até o final de julho, 175 incêndios.

WllianDANOS AAntes mesmo que a guerra terminasse, os sensores térmicos dos satélites passaram a registrar os incêndios mediante a intensidade do calor e identificando  Reilly O MEIO AMBIENTE

Uma

No golfo Pérsico, mais de 600 quilômetros de praias ficaram poluídos pela mancha de petróleo, que no momento mais crítico do pós-guerra atingiu cerca de 1 500 quilômetros quadrados no marNa Guerra do Golfo, em 1991, poços ardentes deixaram uma herança macabra. Os santuários de alimentação de mais de 100 mil aves marinhas foram destruídos. No total, estima-se que 25 mil tenham os ecossistemas no litoral do país.estimativa da Organização Mundial de Saúde indica que o total de mortes no Kuwait aumentou 10% por causa de problemas respiratórios originados pelo conflito. Houve pelo menos 1 000 mortes diretasmo

Consequência - O petróleo pode atingir diretamente as aves marinhas, levando-as à morte. O mesmo problema pode ocorrer com animais marinhos como, por exemplo, focas, tartarugas e leões marinhos.Um mapeamento com fotos de satélite do litoral do Kuwait revelou que certas regiões ficaram 10 dias sem luz do sol por causa das nuvens de fuligem dos incêndios, prejudicando

Escudo negro: fumaça de poço em chamas impede que a luz solar chegue ao Kuwait, em 1991.

O Kuwait levou mais de dois anos para reparar a sua indústria petrolífera.

- Quando ocorre o vazamento, o petróleo fica na superfície da água marinha, formando uma densa camada. Esta impossibilita a penetração dos raios solares, dificultando a fotossíntese de várias espécies de algas.

- turístico de uma região pode ser afetado, trazendo prejuízos econômicos.

 Quanto atinge os mangues, o petróleo polui e contamina o ecossistema, provocando a morte de espécies vegetais e animais. Como os manguezais são áreas de procriação de determinadas espécies animais, a reprodução deles também é gravemente afetada.

- Em alguns casos, o petróleo pode atingir as praias, contaminando extensas faixas de areia, deixando-as impróprias para os banhistas. Nestes casos, todo

o setor ENE)

O IMPACTO AMBIENTAL GERADO PELA GUERRA

A Guerra do Golfo ensejou um enorme impacto no meio ambiente, com reflexos no mundo todo. Poços petrolíferos foram sabotados, espalhando pelos desertos imensas colunas de fogo, cuja temperatura manchas de óleo no Golfo seguiam rumo a Costa da Arábia Saudita, o que ameaçava entupir as instalações de dessalinização, interferindo parte do suprimento dalcança milhares de graus centigrados. Plumas imensas de fumaças inclinaram-se desde o sula da cidade do Kuwait ate o território Saudita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com