TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Comunicação

Por:   •  22/10/2021  •  Ensaio  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 5

DÍAZ BORDENAVE, J. E. O que é Comunicação. Editora Brasiliense. Primeira edição, 1982.

[1] Isadora Oliveira

        O livro traz em seu contexto o importante papel da comunicação na sociedade, porém questiona a forma da sua empregabilidade para o real desenvolvimento do homem no seu convívio social. Ilustra a educação, com seus currículos defasados e disciplinas integradas sendo recortadas como se fosse possível, reduzi-las, e ainda diz que os meios de comunicação, buscam mais a lucratividade e poder, do que alcançar o bem-estar social, onde as pessoas realizem com plenitude o seu potencial humano.

        O autor começa narrando a descoberta do “homem social” na década de 70, enfatizou que ele seria o produto e criador da sociedade e cultura o qual estaria inserido, onde o que rodeia o homem não é apenas o meio ambiente físico, mas também o social, composto por pessoas e relações de interdependência. Isso foi pensado apenas na década de 70, nas anteriores 50 e 60, a preocupação era com o conhecimento e melhoramento de seu entorno. E modelos mecanicistas eram empregados, advindos das ciências físicas e naturais, não trazendo a interação psíquica e social propriamente humanos. O planejamento, a organização ainda que empregados com boas intenções produzia formas manipulatórias e desumanas de trabalhar com as pessoas. O convívio social requer regras e organização, para que se estabeleça a ordem e a mediação dos conflitos. O homem não pode viver sem organização. Mecanizar, automatizar comportamentos é perigoso e tende a manipulação. O ideal social seria a temática da discussão e diálogo, interação psíquica como refere-se o autor. Mas a própria educação da forma como é pensada, ilustrada no texto não leva o homem a lugares de debates. A exemplo de uma sala de aula formatada em fileiras, e não em círculos como bem demonstra o autor.

        No decorrer do texto ele contextualiza os diferentes espaços sociais onde ocorre a comunicação e seu linguajar diferenciado, como: estádios de futebol, feira livre, câmara de deputados, e sala de estar de uma família que assiste novela. Em todos os cenários expostos há a comunicação, em diferentes roupagens e falas. Seria até enfadonho dizer que falamos do mesmo jeito quando estamos em uma igreja e quando estamos numa festa, ou que se comportamos da mesma maneira. Cada ambiente e suas adequações linguísticas, até mesmo o silêncio é uma forma de comunicação.

        A comunicação ela advém desde que abrimos os olhos, ao nascer. A obra questiona como se deu os primeiros atos comunicativos entre os homens, trazendo que poderia ser através de gritos, grunhidos, repetições de barulhos (era primitiva), e também a ideia de signos, significação, surgimento da gramática e linguagem. Esse estudo da inicialização da comunicação é de fato fabuloso, a importância dos signos até a transformação de forma ordenada da gramática. E olha a questão da ordem aqui novamente, necessária, para que cada um não desse o significado aleatório aos mesmos signos. A partir daí o texto já relaciona a  evolução da comunicação que vai do oral, passando pelos desenhos, ao escrito, até chegar aos equipamentos, dos mais remotos como a tipografia, até os satélites e computadores potentes que domina os grandes setores de comunicação do mundo, e suas indústrias de informação, entretenimento e geração de lucros. Neste contexto é importante analisar que o homem reduziu as distâncias com a evolução dos meios de comunicação, o rádio e suas radionovelas, que por muitos eram escutados e que aguçava o imaginário cada pessoa, depois essa distância encurtou com a TV e suas telenovelas, agora visuais e as transformações acerca das informações aos poucos foram popularizando e trazendo novas formas de se comunicar e a esperança de um povo que ver abrir janelas de novas possibilidades de transformação do seu mundo, antes muito limitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (76.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com