TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário Vico

Por:   •  6/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PROCESSUS

Curso de Direito

Aluno: Bruno Nunes Silva

Matrícula:1720100136

Período: 1º Semestre

Turno: Matutino

QUESTIONÁRIO VICO

  1. Qual é o objetivo geral da obra de Vico?

Representa especialmente uma filosofia da história, uma tentativa grandiosa de descobrir as leis gerais que presidem ao desenvolvimento da história universal, permitindo, portanto, compreender o seu "sentido".

  1. Como Vico classifica as formas de governo?

Aristocracia, democracia e monarquia.

  1. Explique o conceito de “estado bestial”.

A característica desse estado, em que os homens decaídos se conduzem como animais, é a ausência de quaisquer relações sociais, a completa inexistência de qualquer forma de vida comum, até mesmo familiar.

  1. Qual é a diferença entre o “estado bestial” de Vico, o “estado de natureza” de Hobbes e o “estado de natureza do bom selvagem” de Rousseau?

Para Vico, o estado bestial é histórico – quer dizer, encontra-se na origem da verdadeira história da humanidade; para Hobbes, trata-se de uma hipótese racional, que deriva da imaginação do que seria a vida do homem se não houvesse um poder comum a impedir o desencadeamento dos instintos, mas é também o estado ao qual a humanidade está destinada a retornar, sempre que falta a autoridade estatal. Quanto ao "estado natural" do "bom selvagem" de Rousseau, pode-se pensar também que Rousseau o concebeu como situação histórica - isto é, como a situação em que viviam os selvagens antes de tocados pela civilização. Contudo, a diferença existente com relação ao "estado bestial", de Vico, está no julgamento valorativo - positivo em Rousseau, negativo em Vico.

  1. Caracterizar a “etapa das famílias”.

Etapa intermediária entre o estado bestial e o estado civil/república, onde se formaram as primeiras formas de vida associativa.

  1. Explique como surge a primeira forma de organização estatal.

A passagem da fase das famílias à primeira forma de organização estatal, que é a república aristocrática, se deve à rebelião dos escravos. A revolta dos servos obriga os chefes de família a se unirem para se defender, e conservar seu domínio: a união dos chefes de família representa a primeira forma de Estado, que, como se queria demonstrar, é uma república aristocrática, enquanto união de pais, num certo sentido paritária.

  1. Explique a passagem da república aristocrática para a república popular.

A passagem da república aristocrática à popular se dá pela a revolta dos que estão sujeitos contra os que detêm o poder para sua vantagem exclusiva, a luta do oprimido pelo reconhecimento dos seus direitos. Quando essa luta termina, isto é, quando os plebeus alcançam em primeiro lugar o direito de propriedade, depois o direito às núpcias solenes e legítimas e, por fim, os direitos políticos, dá-se passagem da primeira para a segunda forma de república.

  1. Explique a passagem da república popular para a monarquia.

O fim da república popular, e a passagem à terceira forma de Estado -o principado, ou monarquia - ocorre graças a razões não diversas das apontadas pelos autores clássicos para explicar a morte natural de todas as democracias, pela degeneração da liberdade em licenciosidade e do antagonismo criativo na contenda destrutiva das facções, com a guerra civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com