TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DOCUMENTÁRIO CUBA SBT REALIDADE

Por:   •  6/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DOCUMENTÁRIO

 CUBA SBT REALIDADE

JORNALISTAS: Mauro Tagliaferri  e Gabriel Gravina

Sinopse (resumo do documentário):

O Documento Verdade mostra como os cubanos driblam o embargo econômico com a capacidade de improviso do seu povo. Dentre os principais pontos apresentados, destacam-se:

- A ilha de Cuba conserva ainda uma arquitetura antiga que remete ao século passado e que se apresenta decadente e desgastada (um museu a céu aberto);

- a frota de veículos do país, fabricada na década de 50 do século passado, faz o transporte dos turistas e daqueles que dividem essas conduções para um mesmo destino; uma das fontes de recurso para os habitantes é o turismo.

- Nos anos 50, os Estados Unidos eram aliados do Presidente ditador da época; a elite cubana exportava açúcar e vivia com luxo; companhias americanas dominavam a economia e grande parte da população cubana vivia na pobreza, desempregada, analfabeta e reprimida.

- Em 1959, um grupo de guerrilheiros comandados por Ernesto Tcheguevara e pelos irmãos Raul e Fidel Castro tomaram o poder.

- O novo governo declarou-se Socialista e realizou uma reforma agrária no país, instituiu saúde e educação gratuita, assim como se aproximou da União Soviética, adversária dos EUA. Por isso, americanos rompem relações diplomáticas com Cuba e proibiram seus cidadãos e empresas de realizarem negócios com a ilha. Esse embargo impede a chegada de peças originais para os carros. Os EUA objetivaram que, com o embargo e ruptura com Cuba, a ilha não resistisse ao caos econômico e voltaria atrás. Porém, a  política e o regime Socialista resistem há mais de 55 anos no país e mantém relações comerciais com a Europa, Rússia e China com fretes mais caros.

- A população vive de forma improvisada, o salário médio vale cerca de R$ 70,00 e o Estado garante saúde, educação e a moradia. A pesca também é uma fonte de recurso para sobrevivência dos cubanos. A ilha oferta alimentos à população de forma subsidiada, com pouca variedade e em quantidade limitada. Dessa forma, como os alimentos não são suficientes para o mês, a população tem que comprar nos mercados, onde os preços são altos e a inflação estimada entre 5% a 6% ao ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com