TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Regime Maiores Acompanhados

Por:   •  21/4/2020  •  Ensaio  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Nos termos do artigo nº138 do CC, o maior impossibilitado, por razoes de saúde, deficiência ou comportamento, de exercer pessoal e conscientemente os seus direitos e cumprir os seus deveres beneficia das medidas de acompanhamento previstas no nosso Código Civil. Medidas essas que visam assegurar o bem-estar e a recuperação do maior, garantindo o exercício dos seus direitos e o cumprimento dos respetivos deveres (artº140, nº1). O acompanhamento é requerido pelo próprio maior ou pelo cônjuge, pelo unido de facto ou por outro qualquer parente sucessível mediante autorização do beneficiário. É prescindível a autorização do mesmo quanto este não possa plena e conscientemente presta-la ou quando se considere existir um fundamento atendível. É também possível ainda, requerer-se o acompanhamento sem qualquer autorização por parte do Ministério Publico (artº141) e ser instaurado dentro do ano anterior à maioridade (artº142).

O acompanhante é escolhido pelo acompanhado ou pelo seu representante legal e só na falta de escolha é que passa a ser deferido às pessoas previstas no nº2 do artigo 143º.

Como consta no artº145, o acompanhamento limita-se ao necessário. Mencionado no nº2 do mesmo temos os poderes a quem podem ser atribuídos ao acompanhante. De acordo com o artº147, o acompanhado não fica privado nem impedido do exercício de direitos ou celebração de negócios, salvo disposição da lei ou decisão judicial em contrario.  

O acompanhamento cessa quando cessarem as causas que o justificaram. Pode também ser modificado quando as causas que o originaram se modifiquem também (artº149).

No que respeita aos atos praticados pelo acompanhado, dispõe o artº154 do CC que eles são anuláveis quando posteriores ao registo do acompanhamento. Neste caso, aplica-se o regime da incapacidade acidental (artº257), ou quando praticados depois de enunciado o inicio do processo mas apos a decisão final e caso sejam prejudiciais ao acompanhado.

 Exige-se uma revisão periódica da situação de acompanhamento no mínimo, de cinco em cinco anos (artº155).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (25.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com