TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO

Por:   •  1/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE PARTICIPAÇÃO

( Resenha reunião 1)

O surgimento da compliance nas empresas brasileiras

A maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil foi a Operação Lava Jato, que após vários anos de muitas investigações, conseguiu além de 131 condenações, recuperar mais de R$ 10,3 bilhões. Os números são impressionantes, e acabaram gerando uma necessidade dentro das empresas de construir novas práticas para evitar que crimes como esses se repitam. Assim, surgiu a compliance no mundo corporativo, para reverter a desconfiança do mercado, as companhias passaram a investir milhões de reais por exigência de acordos firmados com as autoridades.

As medidas adotadas são abrangentes, começam desde a criação de núcleos internos que combatem a corrupção e fazem investigações completas dos fornecedores e parceiros e vão criando políticas mais rígidas, com membros independentes nos conselhos. Para isso houve um aumento muito significativo de investimento.

Mesmo com gastos maiores as empresas começaram a aderir a compliance não só para combater a corrupção, como também para recuperar a credibilidade no mercado, no caso das empresas que envolveram-se em escândalos, garantindo a sobrevivência da companhia, pois sem uma boa imagem há muitos prejuízos.

Mas a adoção da compliance tornou-se vital tanto para as empresas que já estiveram envolvidas em escândalos como também para todas as empresas de uma forma geral para combater a corrupção e torná-las mais atrativas para os investidores. Desta forma a compliance é considerada uma prioridade nos investimentos das empresas, acompanhado de outras áreas que eram sem dúvidas consideradas mais importantes como tecnologia e gestão financeira.

As mudanças na legislação brasileira, como a Lei nº 12.846/2013, também conhecida como a Lei Anticorrupção aliada às outras leis internacionais, acabaram forçando as empresas a se adaptarem para evitar atos ilícitos. Um grande exemplo que temos de regulamentação é a Lei dos EUA, que pune até transnacionais em caso de pagamento de propina, ainda que seja fora do território americano. O temor de tais punições faz com que o programa de complicance seja além de abrangetante aplicado com cuidado, implantam inclusive canais de denúncias, assim podem contar com a ajuda dos próprios funcionários para apontarem suspeitas de fraudes de forma anônima, essas denúncias são uma ferramenta considerada fundamental para que as fraudes sejam descobertas e punidas. Para que isso tenha eficiência é absolutamente necessário que os funcionários confiem na empresa e na aplicação efetiva da compliance, garantindo o anonimato.

Embora não tenhamos um órgão regulamentador específico, a Lei nº 12.846/2013 gerou um avanço extremamente significativo, pois prevê uma responsabilização clara e direta nos âmbitos administrativos e civis para as empresas que praticarem quaisquer atos que sejam lesivos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

A lei fecha uma lacuna no ordenamento jurídico, dando um direcionamento de como devem ser abordadas as condutas de quem praticar ações corruptas. Nela temos as previsões das punições que devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com