TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO EM QUALQUER LUGAR E A QUALQUER HORA

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  27.465 Palavras (110 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 110

TELETRABALHO (TELEWORK)

O TRABALHO EM QUALQUER LUGAR E A QUALQUER HORA…

ALVARO MELLO

APRESENTAÇÃO

“Dê-me isto aqui, que faço em casa e amanhã devolvo”. Quem já não ouviu esta expressão alguma vez na vida? Se ainda não ouviu, prepare-se, pois a tendência é de que a expressão se torne cada vez mais comum. Não da maneira amadora com que era proferida, mas de forma cada vez mais profissional: O Trabalho em Casa.

É disso que se trata “Teletrabalho (Telework) – O Trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora…”, obra que estou tendo a felicidade de apresentar. A razão deste júbilo, ou melhor, as razões, são várias, mas cito apenas três.

Em primeiro lugar, porque, para quem, como eu, que dedicou boa parte da vida profissional ao magistério, a transmissão de conhecimento ganha novos contornos, ainda mais quando se trata de área pouco explorada.

Também porque é gratificante ver novas gerações de jovens autores, como Alvaro Mello, coroar de êxito seu trabalho de tantos anos. E por último, mas não menos importante, por dividir assento no Conselho com este profissional, cuja obra demonstra seu interesse na evolução de sua classe.

As informações contidas em “Teletrabalho (Telework) – O Trabalho em qualquer lugar e a qualquer hora…” são mais do que simplesmente “interessantes”. São o ponto de partida para uma reflexão quanto aos rumos das relações de trabalho e quanto à qualidade de vida dos trabalhadores nos grandes centros urbanos.

Considerando os dados do mercado norte-americano, onde esta “nova” forma de trabalho é bastante difundida, com cerca de 11 milhões de pessoas atuando a partir de suas próprias casas, é de supor que em São Paulo e Rio de Janeiro e outras tantas capitais e cidades com mais de 1 milhão de habitantes, as empresas descubram as vantagens de ter seus funcionários fora da sede.

Considerando que, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, a velocidade média do trânsito nos grandes centros urbanos é de 17 quilômetros/hora, quanto se poderia economizar em “stress”? Quanto se ganharia em qualidade de vida? Ou, pelo lado material, quanto se economizaria em combustível?

Afinal, se os avanços obtidos nas telecomunicações e na informática já encurtaram distâncias tão maiores, entre países, talvez se possa usá-las em distâncias menores, entre o nosso emprego e a nossa casa, em prol da qualidade de vida.

Adm. Roberto Carvalho Cardos

Presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP)

SOBRE O AUTOR

Alvaro Mello é mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV, diretor da empresa Brasil Entrepreneur - Clínica de Negócios, especialista na implantação de Programas de Teletrabalho (Telework), Homebased Business (Negócio Próprio em Casa) e na Formação de Empreendedores.

Professor pioneiro no ensino do Empreendedorismo, na EAESP-FGV.

É autor do livro “A Volta para Casa - Desmistificando o Telecommuting”. É co-autor dos livros “O Empreendedor” (best seller nacional), “Diagnóstico Organizacional” e “Negócios que deram certo”.

Proferiu palestras, conferências e seminários em Universidades tais como Mackenzie, PUC-SP, USP, FAAP, Mauá, São Judas, Castelo Branco etc.

Tem colaborado com as editoras Makron Books e Qualitymark na revisão técnica de livros de autores estrangeiros editados no país, particularmente nas áreas do Empreendedorismo, Teletrabalho e Homebased Business.

Tem o título de “Certified Trainer” em Empreendedorismo concedido pelo MSI – Management Systems International e pela ONU, assim como é instrutor credenciado em Programas de Gestão Estratégica, pelo ESADE - Escuela Superior de Administracion y Direccion de Empresas (Barcelona - Espanha).

É instrutor credenciado da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

É autor de vários artigos publicados nos principais jornais e revistas de negócios, tais como O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Exame, Gazeta Mercantil etc., sobre temas de sua especialidade.

Participou e apresentou trabalhos científicos em fóruns, conferências, videoconferências e seminários no Brasil e exterior (Estados Unidos e Europa) sobre Empreendedorismo, Alternativas para o Trabalho e Teletrabalho, tais como Telecommute 97 (USA), Telework 98 (Portugal), Teletrabalho: Trabalho On Line (Portugal).

Atualmente é Conselheiro no Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo, Diretor da Associação de Ex-alunos da EAESP-FGV e do IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização.

É membro fundador do CEPE – Centro de Estudos de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP. É membro da Câmara Júnior Brasil Japão e Consultor associado do CEBELA – Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos.

É membro fundador da SOBRATT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades.

AGRADECIMENTOS

Este livro tem como antecedente um outro trabalho de minha autoria, de circulação restrita, intitulado “A Volta para Casa: Desmistificando o Telecommuting”.

Enio Resende, Diretor da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos me estimulou a enfrentar o desafio de escrever um outro livro sobre o tema por mim pioneiramente iniciado no Brasil em 1997.

Gostaria de agradecer aos colegas do CRA-SP, da SOBRATT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades e da Brasil Entrepreneur, em especial ao Roberto Cardoso, Silvio Olivo, Fabio Setton e Luiz Sakuda, por me proporcionarem oportunidades de discutir e agrupar informações e sugestões sobre o teletrabalho no Brasil.

Sou especialmente grato ao Gil Gordon pelo seu apoio incondicional e autorização na divulgação de material didático de sua autoria.

Também agradeço a Carmo Palmieri, Isabel Teles, Kazuo Satomi, Lucia Kawata e Fabio Castro, que revisaram e digitaram o manuscrito para publicação tanto deste como do livro anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (185.2 Kb)   pdf (470 Kb)   docx (122.2 Kb)  
Continuar por mais 109 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com