TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tema e Problema

Por:   •  27/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

TÓPICOS ESPECIAIS – TRABALHO

1- Em que consiste o tema de pesquisa?

O Tema de pesquisa se consiste no ponto de partida do projeto, é o conteúdo em que se deseja estudar, pesquisar e elucidar, de forma que demonstre o mais objetivamente possível o assunto da temática que irá ser explanada no trabalho. Tendo que levar em consideração principalmente o gosto e aptidão de quem irá elabora-lo e também a tendência e relevância do assunto em tese.

2- Em que consiste o problema de pesquisa?

O problema de pesquisa é a apresentação da complexidade teórica do trabalho cuja solução poderá ser encontrada com a realização de uma pesquisa. É a base, o início da investigação. É um problema que pode ser resolvido com conhecimentos e dados já disponíveis ou com aqueles passíveis de serem produzidos. Portanto, é algo cuja compreensão forneça novos conhecimentos para o entendimento ou tratamento de questões a ele relacionadas. É assim, uma dúvida, uma questão, uma pergunta, que demanda a criação de novos referenciais. Geralmente o problema surge do interesse do indivíduo na resolução daquilo que o incomoda, daquilo que o chama atenção e que necessita de resolução.

“ Um problema decorre, portanto, de um aprofundamento do tema. Ele é sempre individualizado e específico... deve ser formulado como pergunta... deve ser claro e preciso... deve ser limitado a uma dimensão variável. ” (MINAYO, 1998)

3- Qual a diferença entre tema e problema de pesquisa?

“(...) há diferença entre problema e tema. Do tema procede o problema a ser investigado. Um tema pode suscitar vários problemas. Tem, portanto, caráter mais geral, mais abrangente do que o problema” (VERGARA, 2000: 23).

Assim, problema  “(...) na acepção científica (...) é qualquer questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento” (GIL, 1999: 49). “(...) uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução” (LAKATOS e MARCONI, 2000: 159).

Assim, o tema é mais abrangente e indeterminado que o problema, sendo que do tema se deriva o problema, sendo o problema de forma sucinta uma pergunta/indagação decorrente do tema hora discutido.

4- Apresente as características do problema de pesquisa (responda do modo mais completo possível).

O problema deve ser formulado como pergunta.

Esta é a maneira mais fácil e direta de formular um problema e contribui substancialmente para delimitarmos o que é o tema da pesquisa e o problema da pesquisa. Tomemos por exemplo uma pesquisa sobre a disciplina de Questão Metodológica. Se eu disser que vou pesquisar sobre esta disciplina, pouco estarei dizendo (este é, provavelmente o meu tema). Mas, se propuser: "que fatores provocam o sono nas aulas de Questão Metodológica?" ou "quais as características dos alunos que frequentam a disciplina de Questão Metodológica?", estarei efetivamente propondo problemas de pesquisa. O problema deve ser claro e preciso.

O problema não pode ser solucionado se não for apresentado de maneira clara e precisa.

Com frequência, problemas apresentados de forma desestruturada e com erros de formulação acarretam dificuldades para resolvê-los. Por exemplo, "como funciona a mente do designer?". Este problema está inadequadamente proposto porque não está claro a que se refere. Para solucionar o impasse, deve-se partir para uma das muitas e possíveis reformulações à pergunta inicial: "Que mecanismos psicológicos podem ser identificados no processo de projetar, vivido pelo designer?". etc.

Pode ocorrer também que algumas formulações apresentem termos definidos de forma não adequada, o que torna o problema carente de clareza. Seja, por exemplo, "A abelha possui inteligência?". A resposta a esta questão depende de como se define inteligência. Muitos problemas deste tipo não são passíveis de solução porque empregam termos retirados da linguagem cotidiana que, em muitos casos, são ambíguos.

O problema não deve ter base exclusivamente empírica

Os problemas científicos não devem referir-se a valores, percepções pessoais, mas a fatos empíricos. É bastante complexo investigar certos problemas que já trazem em si uma carga muito grande de juízos de valor. Por exemplo, "a mulher deve realizar tarefas tipicamente masculinas?" ou "é aceitável o casamento entre homossexuais?". Estes problemas conduzem inevitavelmente a julgamentos morais e, consequentemente, a considerações subjetivas, invalidando os propósitos da investigação científica, que tem a objetividade como uma das mais importantes características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com