TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Psicologia

Por:   •  24/6/2023  •  Monografia  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]

FACULDADE CESMAC DO AGRESTE

CURSO DE DIREITO

Antônio Paulo Melo Júnior

 Período: 9ª Turma: “B”

A ANÁLISE DA PSICOPATIA PELODIREITO PENAL BRASILEIRO E O POSSÍVEL RISCO À SOCIEDADE

Arapiraca/AL

2023

1 - Quem são os autores do texto?

2 - Qual o contexto da escrita?

3 - Qual é a pergunta inicial da pesquisa? Qual problema de pesquisa as autoras pretendem enfrentar com a pesquisa?

4 - Quais são os dados (provas/argumentos) principais?

5 - Qual a relação da pesquisa com a realidade jurídica nacional?

6 - Quais as possíveis críticas ao artigo?

  1. Autores: PIERI, Rhannele Silva, VASCONCELOS, Priscila Elise Alves.
  2. Sobre a análise da psicopatia pelo direito penal brasileiro e o possível risco à sociedade, no qual existe diversos tipos de psicopatas onde a questão central considerada no trabalho é que os psicopatas devem ser tratados de outra forma pela lei e como isso poderia ser resolvido.
  3. As leis que temos hoje, estão servindo para tratar um psicopata?
  4. O caso de Rachel Maria Lobo de Oliveira, Francisco Costa Rocha “O Chico Picadinho”, Francisco de Assis Pereira, “O maníaco do Parque”, Dhyonathan Celestino, “O maníaco da Cruz”, Nando do Danubio Azul, Suzane Louise Von Richthofen, João Acácio Pereira da Rocha, conhecido como bandido da Luz Vermelha.
  5. É evidente que a falta de legislação específica no Brasil é um problema que afeta diretamente a segurança da sociedade. Infelizmente, ainda não há uma solução mágica para essa questão, mas é fundamental que continuemos a discutir e pressionar nossos representantes para que medidas efetivas sejam tomadas. Além disso, é essencial que a justiça atue de forma rigorosa e eficiente na avaliação e tratamento desses indivíduos, garantindo assim a proteção da sociedade como um todo. É necessário que avancemos em medidas concretas para enfrentar essa realidade e assegurar um futuro melhor para todos
  6. Em vista da análise realizada, é possível concluir que a realidade jurídica no Brasil tem se mostrado coerente com o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana ao permitir a progressão de regime aos presos condenados por crimes hediondos ou equiparados que apresentem bom comportamento. Contudo, a questão em relação aos presos psicopatas é complexa e requer maiores discussões e estudos para se chegar a uma solução adequada. Em última análise, deve-se buscar sempre o equilíbrio entre a justiça e a ressocialização dos presos, visando a um sistema prisional mais justo e eficaz. Em conclusão, a realidade jurídica nacional brasileira é de proibição expressa de penas perpétuas, pena de morte e torturas cruéis. Apesar de em algumas legislações internacionais serem aplicadas essas penas em casos mais graves, o Brasil segue uma postura respeitosa aos direitos humanos e à Constituição Federal. É importante lembrar que, apesar dessas proibições, o sistema prisional brasileiro ainda enfrenta diversos desafios e problemas a serem enfrentados para garantir os direitos e proteção dos detentos, inclusive dos psicopatas. Cabe às autoridades competentes e à sociedade como um todo buscar soluções e alternativas para uma justiça mais justa e humanizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com