TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Psicologia

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

Aula 1 - Introdução ao estudo da psicologia

Caro aluno, nesta nossa primeira aula conversaremos um pouco sobre o início da psicologia e sua história. Veremos como a psicologia chegou a sua formação nos dias de hoje e ao longo do curso saberemos muito mais sobre suas características.

1.1 Definição

Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano nas concepções cognitivas e afetivas. Mas também podemos dizer que a psicologia estuda a alma, ou psique, ou mente, ou apenas o comportamento. Caracteriza-se por possuir várias linhas de atuação que permitem estudar o ser humano de formas diferenciadas e bem abrangentes em seus diversos contextos da vida. A psicoterapia torna-se muito procurada hoje em dia por proporcionar ao sujeito grande e benéfico bem estar na sua busca pelo equilíbrio necessário. Atualmente a Psicologia exerce uma função muito importante para a sociedade, pois contribui para a busca do equilíbrio entre pensamento e ação que o ser humano manifesta em diferentes contextos do dia a dia. Desta forma, o estudo da Psicologia das Relações Humanas possui a cada dia maior credibilidade e prática entre todos aqueles que optam por bem estar e um desenvolvimento biopsicossocial mais promissor.

Sabemos que a nossa história de vida caracteriza-se por um longo desenvolvimento físico e mental, onde neste desenvolvimento podemos encontrar fatores bons ou ruins. O desenvolvimento psicológico consiste na formação de resumos mentais que construímos ao longo da caminhada da vida. Estes resumos se expressam na nossa maneira de ser e de agir juntamente com nossas características herdadas que constituem a personalidade. O ambiente em que vivemos é um objeto de estudo muito importante para a psicologia, pois nesse ambiente farto de criatividade, visamos manifestar de várias formas e tipos os comportamentos, as ações, as sensações e os sentimentos para qualquer situação decorrente do dia a dia. O campo de estudo da psicologia é muito grande e com atividades em áreas como a clínica, a escola e a organização. Na verdade, a psicologia é uma ciência aplicada, mas também uma ciência básica de grande importância para qualquer campo de conhecimento. A psicologia que conhecemos hoje é o resultado da confluência de preocupações e métodos originários da filosofia e da fisiologia. Todas as funções psicológicas decorrem de processos orgânicos. Avanços nos campos da genética, neurofisiologia e bioquímica trouxeram importantes esclarecimentos sobre processos psicológicos básicos como, por exemplo, hereditariedade, agressividade, depressão e ansiedade. Por outro lado, o modo como formulamos perguntas, encaminhamos modos de resposta e organizamos nosso conhecimento é muito influenciado por toda a história da filosofia.

De que forma então podemos relacionar a psicologia nos dias de hoje com o estudo das relações humanas?

A psicologia e as relações humanas andam juntas, de forma a ampliar a construção dos conhecimentos do sujeito em estudo nos seus diversos contextos de vivência, favorecendo ao seu equilíbrio da mente, corpo e comportamento onde desta forma proporcionará a todos ao seu redor uma melhor convivência entre grupos pessoais e profissionais.

Resumo Na aula de hoje abordamos sobre o início do estudo da psicologia e como o seu desenvolvimento pode contribuir para os relacionamentos interpessoais ou nos vários tipos de relações humanas.

Atividade de Aprendizagem

1. De que forma a teoria da psicologia pode contribuir com o estudo das relações humanas/relações sociais?

Anotações

A psicologia contribui para uma melhor convivência entre os indivíduos de uma sociedade. O conhecimento por ela proporcionado permite a compreensão de diversos fatores importantes para um melhor convívio ,pois, todas as pessoas são seres sociáveis ,ou seja, pensam e se sentem de formas diferentes. O ambiente em que vivemos é fator determinante neste caso, porque, o indivíduo é fruto do meio em que vive ,por isso, existe essa diversidade de opiniões e pensamentos diferentes sobre um mesmo assunto; logo, deve-se compreender as diferenças para que a consequência seja o respeito. Desta forma, a psicologia é um instrumento valioso para as relações humanas e socias, já que a base de qualquer ser é a mente.

Conhecendo a Psicologia

Aluno, nesta aula daremos continuidade ao estudo da história da psicologia, aprimorando o seu conceito e a forma de estudar as suas diversas características.

2.1 Diferentes modos para estudar a história da psicologia

O campo da psicologia é conhecido pela sua fragmentação e pelas disputas teóricas. A história da psicologia caracterizou-se por grandes escolas ou sistemas. Estas escolas eram formulações teóricas sobre o que é ou deve ser psicologia. Exemplo destas grandes escolas, algumas existindo até hoje, são: psicanálise, behaviorismo e Gestalt. São diferentes vertentes da Psicologia, que pretendem observar, compreender e trabalhar o homem, no que diz respeito a seus processos psíquicos, à construção de sua inteligência e afetos, a suas formas de ser, atuar e se relacionar no mundo, que nas suas expressões normais ou patológicas, quer na educação, na clínica, na empresa, aonde quer que o homem esteja atuando. Sabe-se que a psicologia não é um campo unitário. Há uma grande diversidade de teorias. Quando se diz que é psicólogo, logo a seguir, além de dizer qual a especialidade, se diz também qual é a abordagem preferida. Alguns autores contemplaram a história da psicologia do ponto de vista das diferentes teorias.

2.2 Objetivos de estudar a Psicologia

A história da psicologia é a história do pensamento sobre a consciência, o inconsciente, e o comportamento humano. Temos, então, uma preocupação com os determinantes da racionalidade, da irracionalidade e da ação. Historicamente, temos uma psicologia aliada à filosofia para entender os processos da razão, pensamento, sentimento e percepção. Temos uma psicologia aliada a expressões artísticas, literárias e existenciais para entender a irracionalidade e a criatividade. E, temos também uma psicologia aliada com a fisiologia para entender o comportamento enquanto função da ação do sistema nervoso.

Para entendermos a prática é necessário reconhecer a matriz filosófica na qual essa prática se apóia. Desta forma, temos, entre outras, a Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com