TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que uma constituição

Por:   •  24/5/2015  •  Resenha  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  2.279 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO LIVRO: O QUE É UMA CONSTITUIÇÃO - (Ferdinand Lassalle).

Ferdinand Lassalle apresenta o conceito jurídico: “Constituição é a lei fundamental proclamada pelo país, na qual se baseia o Direito Público dessa nação”. Ao comparar constituição com lei, verifica que ambas precisam de aprovação legislativa, mas que aquela não é lei comum, porque há um desejo na sociedade de que se reforme o mínimo a Constituição, e isso é demonstrado com o especial quorum adotado para tanto.

Para a Constituição ser fundamento das outras leis, deve reger a lei da necessidade.  Dai nasce uma pergunta: será que existe país com alguma força ativa que influa de tal maneira em todas as leis ao mesmo tempo, que as façam ser necessariamente, até certo ponto, portanto o que são como são sem poderem ser de outro modo?

Lassalle responde dizendo que a tal incógnita se apoia nos fatores reis do poder que rege uma determinada sociedade, os quais são forças ativa e eficaz e que informa todas as leis e instituições jurídicas da sociedade. Supôs que se todas as publicações legislativas do país desaparecessem, sendo necessário decretar novas leis, o legislador completamente livre, poderia fazer leis ao capricho de acordo com o seu modo de pensar.

Não seria possível redigir novas leis não reconhecendo a monarquia, vez que um rei a quem obedecem ao exercito e os canhões não tolera imposições e prerrogativas em desacordo com sua condição de rei. E fixa que esse poder real é uma parte da constituição. E se a grande massa de cidadãos prussianos, destruídas as leis do passado, dissesse somos todos iguais, e quisesse se livrar da Câmara Senhorial? Não seria possível, pois, os grandes fazendeiros da nobreza, possuindo muita influencia junto a corte, é também parte da Constituição.

Se o rei e a nobreza almejassem por uma organização medieval, com uma Constituição Gremial afetaria os grandes industriais e fabricantes, os operários seriam despedidos e uma multidão sem trabalho, iria à praça pública exigindo pão e trabalho, atrás dela a burguesia caminhada para uma luta, na qual o triunfo não seria das armas. Lassalle afirma que a nenhum governo convém se indispor com eles, tendo em vista as necessidades de empréstimos e troca de papel da dívida ativa, e considerando que lei penal afrontando os ânimos da coletividade daria inicio a protestos, sendo eles também parte da Constituição.

Lassalle mostra que a Constituição de um país é a soma dos fatores reais de poder que o regem. Em 18 de março de 1948, os fatores reais do poder estava com a burguesia, que governava por meios do príncipe que deveria seguir a vontade dela. Houve necessidade neste período de criar uma nova Constituição escrita, encarregando-se o próprio rei de convocar a Assembleia nacional para elaborá-la.

O poder da nação é muito superior ao do exercito sendo que existe um grande diferencial entre esses poderes, sendo que mesmo em menor número pode ser mais eficaz por motivo de organização e disciplina, portanto podendo enfrentar qualquer ataque. O exercito não sendo instrumento de força a serviço do rei, a nação poderia se manter no poder e não se fez, pois o rei tem melhores servidores a seu serviço do que o povo.

Por não saber da importância ou do que era uma Constituição a população acabou deixando o poder executivo ainda capaz de aparecer como soberano ante a nação e o qual mais tarde fez da Constituição escrita um mero pedaço de papel que ficou subjugada a Assembleia Nacional.

Como era contraria aos fatores reias do poder ao dispor do rei, não passava de uma folha de papel escrita, sendo modificada com a celebre lei eleitoral de 1949, que estabeleceu três grupos de eleitores, os banqueiros, os industriais e a nobreza, sendo a câmara instrumento mais urgente para as reformas na Constituição, a fim de que o rei pudesse jurá-la em 1850, para continuar sendo modificada nos anos posteriores, justamente porque não refletia os fatores reias efetivos do poder, não havendo porque ser respeitada tendo em vista sua deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com