TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é marco teórico

Por:   •  3/12/2018  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de pesquisa: o que é hipótese e marco teórico

janeiro 05, 2008

Para existir uma pesquisa, estudo ou investigação é preciso existir um problema, ou seja, uma questão, inquietação, indignação, curiosidade. Existindo uma questão, em seguida elaboramos uma hipótese. Hipótese é a tentativa que fazemos de apresentar uma solução para um problema.Hipótese é uma solução provisória, isto é, que ainda não foi testada. Portanto, hipótese é o que imaginamos que vai acontecer; é maneira que imaginamos que vai dar certo; é o o que achamos.

Por sua vez, vejamos o que é marco teórico. Para definir bem o que é marco teórico, antes de tudo, é preciso saber diferenciar marco teórico de pressuposto teórico. Freqüentemente estes termos são confundidos.

Em projetos de pesquisa aparece muitas vezes a afirmação de que o marco teórico da pesquisa será, por exemplo, Habermas (1997)e passa-se a discorrer sobre a obra desse autor. Isso não é marco teórico. 
Marco teórico é uma afirmação teórica específica de determinado autor.Portanto, marco teórico consiste em uma frase importante de um determinado autor. É claro, que todo projeto ficará condicionado a esta teoria escolhida. O marco teórico é, portanto, uma afirmação incisiva de um teórico de determinado campo do conhecimento que realizou investigações e reflexões ordenadas sobre determinado tema e chegou a explicações e conclusões metódicas sobre o assunto ou, de outra maneira, é uma afirmação importante que respalda as reflexões de um autor.

Marco teórico não é pressuposto teórico. O primeiro é o ponto de partida de uma investigação. O marco teórico indica a maneira como será visto um problema. Sobre qual perspectiva um problema será abordado. O marco teórico apresenta conceitos que serão questionados e delimita a maneira como a questão será elaborada. O marco teórico geralmente inicia o capítulo chamado metodologia de um projeto, em seguida vem os objetivos e o procedimento da pesquisa. Naturalmente o marco teórico é a referencia de todas as partes do projeto. Ao contrário, os pressupostos conceituais são conceitos que não serão objetos de questionamento pela pesquisa. Os pressupostos conceituais não são objetos de problematização da pesquisa, mas são conceitos de apoio da pesquisa.


É importante ressaltar que 
o marco teórico garante a sistematização do conhecimento, distinguindo esse conhecimento do senso comum, permitindo a verificação e a realização de testes dos resultados obtidos e dos procedimentos usados. Se o marco teórico for mudado no meio da pesquisa todos os elementos do projeto são destituídos: problema, objetivos, hipóteses e etc. Muda-se o marco teórico, muda-se a pesquisa. Ler mais sobre Marco Teórico.

Projeto de pesquisa: construindo o marco teórico

janeiro 12, 2008

Marco teórico também é chamado de referencial teórico.

O que é preciso fazer para construir um marco teórico? Revisar a literatura, isto é, ler os livros e os autores que tratam do assunto que você pretende pesquisar e reconhecer e escolher a teoria de um autor sobre o assunto. Isto se chama: revisão de literatura.

  • A leitura vai nos mostrar se já existe uma teoria desenvolvida que se aplica ao nosso problema de pesquisa.
  • uma teoria que explica, ou seja, que diz a razão, o motivo, como e quando ocorre um fenômeno. A teoria diz o que pode acontecer quando se obedece ou se cria determinadas condições. Logo, a teoria organiza o nosso conhecimento.
  • A teoria torna-se novamente a hipótese que a pesquisa pretende testar.

Obs:

  1. Antes de revisar a literatura é preciso que você saiba o que vai estudar, o assunto, e elabore uma questão de investigação. A delimitação do tema será feita adequando e especificando a questão, levando em consideração a teoria escolhida ou o marco teórico.
  2. Definição de marco teórico.
  3. Definição de hipótese.
  4. Como fazer um artigo científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com