TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÕES E DECISÕES DE CUNHO POLÍTICO-INTERNACIONAL DECORRENTES DA GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.644 Palavras (35 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

        

ORGANIZAÇÕES E DECISÕES DE CUNHO POLÍTICO-INTERNACIONAL DECORRENTES DA GLOBALIZAÇÃO

Aluno (a)

RA

Turma

Cristiane Oliveira dos Santos

B22175-5

DR6 RS 68

Daniela S. Vicentini

B35758-4

DR6 RS 68

Flavia Cristina Camargo da Silva

B38IJG-8

DR6 RS 68

Giovanna AlvesTristão

B479DI-9

DR6 RS 68

Janaina F. S. Silva

B29443-4

DR6 RS 68

Judlyanica Priscila Barreto

B36673-7

DR6 RS 68

SÃO PAULO

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

ORGANIZAÇÕES E DECISÕES DE CUNHO POLÍTICO-INTERNACIONAL DECORRENTES DA GLOBALIZAÇÃO

Roteiro de Atividades Práticas Supervisionadas referente ao 4º e 5º semestre – 2014 – do curso de graduação em Direito apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Tito

SÃO PAULO

2014

“A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.”

(Milton Santos)


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo principal fazer uma breve análise das organizações de cunho político-internacional existentes, e que são, ao mesmo tempo, resultantes e responsáveis pelo processo de globalização.

As organizações tratadas nesta pesquisa são: a ONU e suas agências, a OMC, a União Européia, o NAFTA e o MERCOSUL. Além destas, o presente trabalho aborda ainda o Consenso de Washington e o conjunto de medidas formuladas por economistas de instituições financeiras situadas em Washington D.C., como o FMI, o Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, e os temas tratados que são de maior relevância para o processo de globalização.

As organizações foram abordadas separadamente em tópicos a fim de apresentar os principais objetivos e temas de importância internacional, por elas discutidos. Com isso, pretende-se mostrar a contribuição dessas organizações no processo de globalização, eficaz e unificado, no cenário internacional.

Palavras-chave: globalização; blocos econômicos; organizações internacionais.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 GLOBALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS        

2.1.1 ONU        

2.1.2 Agências da ONU        

2.1.3 OMC        

2.2 Blocos Econômicos        

2.2.1 União Européia        

2.2.2 Nafta        

2.2.3 Mercosul        

2.3 Consenso de Washigton        

3 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

Globalização é o fenômeno responsável por conectar pessoas em diferentes lugares no globo, desmanchar as fronteiras nacionais, imprimir um novo modo de produção capitalista-industrial e promover maior disponibilidade de informações. (STIGLITZ)

O final da Guerra Fria no início dos anos 1990, bem como o fim do debate ideológico que dividia o mundo entre dois ideais (capitalista/socialista), trouxe um novo ordenamento das Relações Internacionais, no qual até as nações ex-Soviéticas passaram a se preocupar com a chamada economia de mercado e se inseriram no mundo capitalista. Essas mudanças foram, em certa medida, responsáveis por dotar a globalização de um caráter ainda mais universal, agregando, se não todos, ao menos a maioria dos países.

Embora os críticos mais radicais da globalização estejam corretos em afirmar que ela foi usada para impor um conjunto particular de valores, não necessariamente a globalização caracteriza-se por ser ruim. A globalização, gerida de forma adequada, como foi no desenvolvimento bem-sucedido de boa parte do Leste Asiático, pode fazer muito para beneficiar tanto os países em desenvolvimento como os desenvolvidos.” (STIGLITZ, 2007, p.47)

2 GLOBALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÕES MUNDIAIS

A atualidade do cenário internacional tem se mostrado repleto de alterações econômicas, políticas, sociais e jurídicas, induzindo a uma busca contínua de intercâmbio entre as diversas áreas do conhecimento humano.

As últimas décadas do século XX têm sido marcadas por transformações aceleradas e profundas no sistema econômico mundial, manifestadas, especialmente, em dois fenômenos interligados e aparentemente contraditórios: a globalização econômica e a criação de blocos econômicos regionais.

A globalização pode ser observada com a tendência das empresas a utilizarem recursos produtivos e métodos de produção que extrapolam as fronteiras nacionais, reforçando a interdependência econômica entre os estados. Isso mostra que as empresas estão produzindo bens e serviços a partir do emprego de matérias-primas, insumos, equipamentos, métodos e capitais de diversos países ao mesmo tempo, tornando-se muitas vezes meras montadoras ao invés de produtoras de bens e serviços. Essa dinâmica econômica globalizada impulsionou mudanças institucionais significativas, como o surgimento da Organização Mundial do Comércio, que tem por função a criação gradativa de um ambiente livre para o intercâmbio comercial entre os vários países capitalistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.6 Kb)   pdf (317 Kb)   docx (426.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com