TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por:   •  29/5/2022  •  Resenha  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 5

O texto DIREITOS HUMANOS NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: reflexões em tempos de barbárie, de autoria de Beatriz Geshenson, Cândida da Costa, Carla Cecília Serrão Silva e Giovane Antônio Scherer, aborda as violências sofridas pelas crianças e adolescentes no Brasil, como também trata da reforma que tendem a reduzir a maioridade penal no país, como uma forma de estratégia de diminuição da criminalidade, abordando também o problema gerado pelo trabalho infantil, problemas estes enfrentados em grande escala no Brasil.

A barbárie e o retrocesso do processo civilizatório de um país são identificados pela análise do grau que está os direitos sociais daquela sociedade. O Brasil enfrenta uma série de violação de direitos, mostrando-se uma sociedade que é incapaz de garantir uma proteção social.

O trabalho infantil, tão recorrente no Brasil está relacionado ao meio social existente no citado país, onde a maioria atingida por essa realidade são crianças e adolescentes negras, sem acesso a educação e com famílias desestruturadas, dessa forma, o problema decorre das questões de raça, de gênero, e as desigualdades sociais. Pode-se ressaltar que nesse meio em questão, da mesma forma que essas qualificadoras se aplicam ao trabalho infantil, também são aderidas estas pelo sistema de justiça, o qual apresenta uma seletividade penal, onde jovens pobres, negros e residentes em periferias estão em maior número nos estabelecimentos prisionais, o que agravaria mais o quadro com a redução da maior idade penal, colocando mais adolescentes que tenham as citadas características atrás das grades.

As legislações pertinentes a proteção à criança e adolescentes estão se aprimorando ao longo dos tempos, como a Convenção de 1989 que reconheceu as crianças e adolescentes, até os 18 anos incompletos, todos os direitos e garantias expressas na Declaração Universal Dos Direitos da Criança e do Adolescente, Declaração a qual foi um importante marco, promulgada pela ONU em 1959.

Acerca do trabalho infantil e violações de direitos em tempos de crise do capital, o PNAD revelou que 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idade entre 05 e 17 anos trabalhavam no Brasil, entre eles, estavam crianças com impeditivo legal para o trabalho que não eram garantidas em condições da lei de aprendizagem, além de que não possuíam formalização do contrato de trabalho, os quais deixavam vulneráveis ao trabalho em atividades noturnas e perigosas. O Brasil vivência, desde o ano de 2017, um contingenciamento promovido pela PEC 241, a qual congela gastos públicos por 20 anos, com intuito de contornar a crise a crise econômica, logo, agrava a situação de crianças e adolescentes pobres, aumentando os abismos sociais e diminuindo as possibilidades de reversão imediata de tais situações. Com isso fica claro a evidência e a necessidade de política sociais de proteção social para adolescência brasileira.

Quanto ao trabalho infantil doméstico, se cristalizou socialmente como tarefa vinculada pelas mulheres/meninas que não precisam de qualificação, portanto dispensa remuneração, é algo muito difícil de enfrentar, visto que, é uma discussão que contempla elementos de peculiar formação da sociedade brasileira, da divisão sexual do trabalho e das relações de gênero.

O texto também abordou uma temática de fundamental importância no que se refere a inserção de adolescentes no roubo e no tráfico, pois, no Brasil, mostra-se fundamental compreender como vem se constituindo as trajetórias de vida de adolescentes que cometem atos infracionais, considerando suas experiências sociais no contexto de des(proteção) e violência do Estado, um vez que, esses atos muitas vezes se constituem como expressão trágica de uma série de violação de direitos, sendo que a captura pelo sistema de justiça revelam intensa seletividade penal voltada para jovens pobres negros e moradores de localidades periféricas. Vale salientar que, problematizar a complexidade da inserção de adolescentes nas relações de produção do roubo e do tráfico de drogas exige múltiplos esforços, para compreender essa realidade, o texto indica sistematizar alguns achados de pesquisas articuladas com tema, tendo como base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com