TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A NEUROPATIA DIABÉTICA

Por:   •  17/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  4.386 Palavras (18 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 18

Artigo de Revisão

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A NEUROPATIA DIABÉTICA

EFFECTS OF PHYSICAL EXERCISE ON DIABETIC NEUROPATHY

Mayk Ronnyele de Souza Oliveira1, Mikele Costa de Lima2, Roniele Barbosa de Freitas3, Francisco Wesley Rodrigues da Rocha4, Angélica Rodrigues de Souza5, Marília de Oliveira Monteiro Lima6, José Ossian Almeida Souza Filho7, Tiago dos Santos-Nascimento8

1Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ. Aracati / CE, Brasil.

RESUMO

A Neuropatia Diabética (ND) é uma das mais comuns adversidades advindas do Diabetes Mellitus, possuindo uma incidência de 8% em diabéticos recentemente diagnosticados, bem como a prevalência de 50% em indivíduos que são acometidos com diabetes a bastante tempo. A prática de exercício físico é conhecida como uma das estratégias anti-hiperglicemiantes. O presente estudo tem por objetivo compreender os efeitos fisiológicos promovidos pelo exercício em indivíduos com ND. Uma das formas de tratamento e de mudança no padrão de vida que pode ser positiva para a preservação, controle e/ou restauração das funções do nervo periférico abrange os exercícios físicos. Entre os benefícios preventivos do exercício físico de rotina, estão as melhorias na saúde micro e macrovascular, diminuição dos níveis de citocinas pró-inflamatórias, aumento da expressão de NT-3, bem como em aumentos na velocidade de condução nervosa periférica. O incremento da atividade metabólica na musculatura esquelética no decorrer do exercício físico provoca respostas adaptativas de diversos processos agregados, envolvendo os sistemas vasculares, cardiorrespiratório e metabólico que impactam a atividade neuronal. Palavras-chave: Ex: Diabetes mellitus. Neuropatia diabética. Exercício físico.

ABSTRACT

Diabetic Neuropathy (DN) is one of the most common adversities arising from Diabetes Mellitus, with an incidence of 8% in newly diagnosed diabetics, as well as a prevalence of 50% in individuals who have been afflicted with diabetes for a long time. Exercise is known as one of the antihyperglycemic strategies. The present study aims to understand the physiological effects promoted by exercise in individuals with DN. One of the ways of treating and changing the standard of living that can be positive for the preservation, control, and / or restoration of peripheral nerve functions includes physical exercise. Preventive benefits of routine exercise include improvements in micro and macrovascular health, decreased levels of proinflammatory cytokines, increased NT-3 expression, as well as increases in peripheral nerve conduction velocity. Increased metabolic activity in skeletal muscles during exercise causes adaptive responses of various aggregate processes involving the vascular, cardiorespiratory and metabolic systems that impact neuronal activity.

Keywords: Diabetes mellitus. Diabetic neuropathy. Physical exercise.

Introdução

        Sob a perspectiva de uma atemorização pública global, a Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome que promove alterações em diversos sistemas e órgãos, com morbidade podendo alcançar 552 milhões de adultos em 20301. Apesar dos fatores complexos etiológicos, fisiopatológicos e epidemiológicos, o agravamento e a ocorrência de problemas relacionados a diabetes são diminuídos em pessoas fisicamente ativas2. Mundialmente, o sedentarismo estabelece o quarto principal motivo de perigo de mortalidade, de tal modo que pessoas com níveis maiores de sedentarismo possuem uma perspectiva três vezes superiores de uma morte prematura em relação aos indivíduos fisicamente ativos3,4.

A prática de exercício físico é considerada uma forma de tratamento não farmacológico para pessoas com diabetes. Em indivíduos com diabetes, uma melhor eficiência da glicemia diminui as complicações da resistência à insulina. Por exemplo, o treinamento resistido possibilita uma melhor sensibilidade à insulina em resultado do ganho de massa muscular, que demanda uma maior concentração de glicose para o ganho de energia através da sua oxidação à de Adenosina Trifostato (ATP) pela “maquinaria” metabólica celular durante o exercício físico5.

Como uma das mais comuns adversidades da diabetes, a Neuropatia Diabética (ND), aflige 8% dos indivíduos diabéticos recentemente diagnosticados, bem como uma incidência aproximadamente igual a 50% em indivíduos que são acometidos com diabetes a bastante tempo6. Neuropatia Diabética é clinicamente caracterizada pelo formigamento, fraqueza, dor, dormência nas extremidades as quais diminuem significantemente a qualidade de vida dos indivíduos acometidos7. Recentemente, o aumento da incidência do DM tem aumentado a atenção da comunidade científica para a ND8. É constatado que diversos fatores estão conexos com a predisposição da ND, abrangendo a obesidade, tabagismo, glicemia descontrolada, dentre outros. Porém, existe ainda alguns outros aspectos possíveis que induzem o acometimento da ND, como variáveis genéticas (TESFAYE et al., 2005).

A questão que fez o presente estudo abordar tal assunto foi: Quais as alterações fisiológicas promovidas pelo exercício físico em pessoas com Neuropatia Diabética? Assim, o presente estudo tem por objetivo compreender os efeitos fisiológicos promovidos pelo exercício em indivíduos com Neuropatia Diabética.

Métodos

Uma pesquisa sistemática na literatura foi realizada nos indexadores de periódicos “PubMed” e “Scielo” utilizando os seguintes termos: “Diabetes Mellitus”, “Nreuropatia Diabética”, “Polineuropatia Diabética”, “Exercício Físico”, “Diabetes Mellitus e Exercício Físico” e “Neuropatia Diabética e Exercício Físico”. Os bancos de dados listados acima foram escolhidos devido sua popularidade entre os profissionais da área da saúde e quantidade de periódicos/trabalhos indexados. Adicionalmente, ambos têm opções de pesquisa mais detalhada, facilitando resultados mais detalhados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (290 Kb)   docx (163 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com