TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DO DIREITO

Por:   •  28/11/2022  •  Dissertação  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

DESAFIO- DISSERTACAO SOBRE O CONCEITO DO DIREITO MARIA EDUARDA CAPRIOLI GUIMARAES

Em síntese, o conceito de direito se forma em base nas suas diferentes facetas, o qual se molda em distintas funcionalidades. Assim, o direito opera como algo ambíguo e subjetivo, desse modo tem a execução em típicas formas de coerção no senso comum e costumes de determinada sociedade, o que causa as múltiplas definições, seja pragmática ou então vulgarizada. Em comparação com o direito, o verdadeiro significado da palavra é usado como algo para ser compreendido por todos os indivíduos, tendo um conceito universal, visto que não é imposto a sociedade de maneira arbitrária.

Esses fenômenos exemplificados em questão é parte de situações cotidianas das sociedades, pois sempre se estabelecem pelo senso comum formas de dominação a partir do constrangimento do outro ou a partir de uma penalidade, seja por condições do uso da autoridade hierárquica, como o pai, o patrão e o líder religioso citado ou até mesmo pelo uso da violência, manipulado pelo sequestrador, ocasionados pelo suposto livre arbítrio que se designam a uma noção vulgar do direito de impor. Tendo em vista essas quatro situações analisa-se o conceito de direito como um órgão regulamentador de um pensamento jurídico, o qual é avesso do arbítrio como cita Tercio Sampaio. Com isso, tais situações citadas já assimiladas, mas pode-se dizer que há que se observar a própria história da humanidade para verificar os diversos tipos de reivindicação, porém as manifestações são muitas com o qual livram o direito de ser conceituado e também algo subjetivo em sua essência.

Dessa forma, o conceito de direito e suas distintas funções e aplicações transcreve na sociedade aquilo que é facultado por força, poder e ordenamentos que acima de qualquer prerrogativa carregue coercitivamente o uso racional da norma e da justiça, sendo assim os pilares para a implementação de um sistema de reciprocidade de poder e dever. Além disso, garantindo o equilibro entre a liberdade jurídica quanto a dignidade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com