TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obra "Os Índios E A Civilização" E A Transfiguração Étnica

Por:   •  3/4/2024  •  Ensaio  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  19 Visualizações

Página 1 de 2

APRESENTAÇÃO:

Darcy Ribeiro é reconhecido como um intelectual versátil devido às suas diversas áreas de atuação, seja na educação, em seus ensaios literários ou ao abordar temas gerais. Todos esses aspectos contribuíram para a formação de seu pensamento.

Formado em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo em 1946, com especialização em Antropologia, Ribeiro trabalhou como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio. Durante esse período, ele fundou o Museu do Índio e criou o Parque Nacional do Xingu.

OBRA "OS ÍNDIOS E A CIVILIZAÇÃO" E A TRANSFIGURAÇÃO ÉTNICA:

No contexto da integração da população indígena no Brasil moderno, o conceito de "transfiguração étnica" proposto por Darcy Ribeiro contrasta com a explicação comumente utilizada pelos antropólogos de "aculturação" para descrever a interação entre indígenas e não indígenas. A aculturação sugere que os indígenas estão gradualmente sendo extintos à medida que passam por um intenso processo de assimilação cultural, abandonando seus costumes e identidade indígena ao entrar em contato com outra cultura dominante.

No entanto, para Ribeiro, a experiência dos indígenas não pode ser descrita como uma simples aculturação, mas como um movimento de transfiguração. Isso significa que sua etnia foi violentamente modificada e eles não incorporaram esse processo de forma voluntária. Esse fenômeno é resultado de deslocamentos forçados das tribos de seu território, resultando na perda de membros e os forçando a adotar novos hábitos, como o trabalho assalariado, que não fazia parte de suas tradições nas aldeias. Assim, não ocorre uma assimilação natural, mas sim uma adaptação forçada para garantir sua sobrevivência, mantendo ao mesmo tempo sua essência indígena.

ASPECTOS DA TRANSFIGURAÇÃO:

A transfiguração ocorre de duas formas distintas:

Aspecto Biótico: Relacionado à biologia, esse aspecto envolve o contato dos indígenas com novas doenças trazidas pelos europeus. Alguns indígenas são afetados e morrem devido à falta de imunidade, enquanto outros adquirem anticorpos e passam por uma transformação biológica. Além disso, nos casos de relacionamentos interétnicos, podem surgir pessoas com características genéticas mistas.

Aspecto EcoSSociológico: Esse aspecto abrange transformações na economia, no modo de produção, no espaço em que vivem e nas relações sociais dos indígenas. A influência da sociedade envolvente altera sua forma de subsistência, levando à adoção de práticas econômicas diferentes, ao abandono de seus territórios tradicionais e a mudanças nas dinâmicas sociais internas.

MISCIGENAÇÃO E DESCULTURAÇÃO:

Darcy Ribeiro argumenta que a miscigenação no Brasil ocorreu justamente por meio de processos violentos, principalmente nos relacionamentos entre europeus e indígenas. Isso resultou no nascimento de pessoas que não se identificavam nem como indígenas, nem como europeus, criando um conceito de "não pertencimento" (ninguendade). Embora tenha havido um processo de aculturação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com