TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento publico

Por:   •  11/9/2015  •  Ensaio  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

O Orçamento é um instituto jurídico intrigante. O direto a saúde, a educação, a segurança, o desenvolvimento de pesquisas, a promoção da diminuição das desigualdades sociais transcorrem pela via do Orçamento. As políticas fiscais, captação de receitas e aplicação de despesas dos recursos financeiros, passam, necessariamente, pelo Orçamento.

O Orçamento no Brasil cumpre com os fins para os quais foram criados como instituto jurídico no mundo e em nosso país?

Conceito de Orçamento: é um ato essencialmente político de caráter jurídico-permissivo, através do qual o Poder Legislativo autoriza, limite e controlo as despesas realizadas pelo Poder Executivo.

Francisco de Pontes de Mirante define pelo político: O Orçamento é ato político, porque se liga à deliberação do Congresso Nacional e à sansão do Presidente da Republica, no tocante à seleção dos meios financeiros e das despesas.

No mesmo sentido Aliomar Baleeiro conceitua Orçamento onde é um Ato pelo qual o Poder Legislativo prevê e autoriza ao Poder Executivo, por certo período e em pormenor, as despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do país, assim como a arrecadação da receita já criada em lei.

Para Luiz Guilherme de O. Maia Cruz o Orçamento vai além da concepção política; não é somente um ato político, é também “ato jurídico, porque é lei, em sentido formal; é ato econômico financeiro, por seu conteúdo; é ato administrativo, porque, por ele, se rege financeiramente, a administração.

Para Ricardo Lobo Torres o Orçamento não rege, financeiramente, a administração, e, sim, balizado pelas normas constitucionais e complementares, prevê a receita e autoriza a despesa, mas não dirige a ação administrativa nem garante resultados econômicos efetivo ao ser executado pela administração pois, apesar da falta de sua previsão não possibilitar a realização de despesa, isto não significa no então que o administrador esteja só por força do Orçamento obrigado a realizá-la.

Com todos esses conceitos tira-se que o Orçamento, ao limitar as ações do Poder Executivo, indica caminhos para a política financeira, econômica, social etc, pois a decisão acerca de determinado gasto e as conseqüências deste dependem, respectivamente, do Poder Executivo e das circunstancias interativas da sociedade e seus diversos segmentos. O Orçamento não rege, propriamente, a Administração, mas apresenta-lhe linhas de ação, indicando-lhe rumos a tomar, e, ao limitar esses rumos “todas as decisões fundamentais das políticas públicas passam necessariamente pelo Orçamento, embora não seja ele o responsável pelos resultados que venham a se alcançados na realidade social.

Para que serve o Orçamento? Passa necessariamente pelo exercício da cidadania no campo tributário-financeiro.  A sociedade tem o direito de exigir a prestação de contas da Administração, não se trata somente em verificar se houve ou não corrupção ou desvio ilícito de dotação, mas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com