TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Humanos e Segurança Pública no Brasil: Caminhos

Por:   •  10/6/2020  •  Tese  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

o texto “Direitos Humanos e Segurança Pública no Brasil: caminhos que se cruzam” apresenta as políticas de segurança pública voltadas à preservação dos Direitos Humanos no período que sucedeu à Ditadura Militar. Se, por um lado, as autoras do texto apresentaram o panorama da participação das polícias na ditadura Militar; por outro, houve uma visível parcialidade com que defenderam as ações das políticas dos governos de esquerda em detrimento dos governos de direita.

As autoras do texto foram felizes em mostrar a importância de compreender o contexto da Ditadura Militar e como muitos agentes sociais acreditam que a única forma de combater a violência é a repressão policial. Nesse contexto, é inegável que houve muitas atrocidades e desrespeitos aos direitos humanos durante a ditadura militar. entretanto, após esse período, muitos esforços estão sendo realizados por parte das instituições polícias, a fim de mudar o tratamento dos agentes de segurança pública para com os cidadãos, o que não foi apresentado com tanta ênfase. Ademais, o argumento de que os policiais brasileiros são racistas, como se fosse uma peculiaridade apenas dessa parcela social, acaba sendo injusta, uma vez que esses profissionais de segurança vêm do seio social, ou seja, são apenas um reflexo do que está perpetrado por toda a sociedade.

        Outra temática que merece destaque nesse texto é a parcialidade com que as autoras superestimam as ações do governo Lula a saber, a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a criação de uma Matriz Curricular Nacional para o ensino na segurança pública, o Programa Nacional de Educação em Direitos  Humanos e o Projeto Nacional de Segurança Pública com Cidadania – PRONASCI. Nesse sentido, é inegável que tais ações foram e são importantíssimas até os dias atuais. Entretanto, não se pode resumir aos governos e movimentos de esquerda a incansável luta pela promoção dos Direitos Humanos, tanto dos organismos policiais quanto dos demais segmentos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com