TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos Científicos

Por:   •  4/5/2015  •  Ensaio  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

        Exercícios de Métodos Científicos

1. A medida que o conhecimento religioso se voltou, também, para a explicação dos fenômenos da natureza e do caráter transcendental da morte, como funcionamento de suas concepções, a verdade revestiu-se de caráter dogmático, baseada em revelações da divindade. É a tentativa de explicar melhor os acontecimentos através de causas primeiras- os deuses- sendo o acesso dos homens ao conhecimento derivado da inspiração divina. Explique qual a causa primária da humanidade ainda recorrer a divindade para reforçar posições políticas e sociais, mesmo tendo argumentos científicos para determinadas situações. Relacione verdade, ciência, religião, massa populacional e cultura.

O caráter sagrado das leis, da verdade, do conhecimento, como explicações sobre o homem e o universo, determina uma aceitação sem crítica dos mesmos, deslocando o foco das atenções para a explicação da natureza da divindade. A preocupação em descobrir e, portanto, explicar a natureza vem desde os primórdios da humanidade, quando as duas principais questões referiam-se às forças da natureza, a cuja mercê vivia os homens, e à morte.

2. O conhecimento filosófico volta-se para a investigação racional na tentativa de captar a essência do real, através da compreensão da forma e das leis da natureza. Diante do exposto, explique qual a importância do conhecimento filosófico para o desenvolvimento da ciência e da sociedade.

Atualmente a explicação dos acontecimentos é feita por observação cientifica através de inúmeros métodos seguindo uma etapa lógica, descobrimento do problema, colocação precisa do problema, procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema, tentativa de solução do problema com auxílio dos meios identificados, invenção de novas ideias ou produção de novos dados empíricos, obtenção de uma solução, investigação das consequências da solução obtida, prova (comprovação) da solução, correção das hipóteses, teorias, procedimentos ou dados empregados na obtenção da solução incorreta, aqui começa um novo ciclo de investigação. Uma característica que não pode deixar de ser assinalada é que o argumento indutivo, da mesma forma que o dedutivo, fundamenta-se em premissas.

3. A indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Explique em que situações reais a indução pode ser um método valioso para argumentações, tornando-as indiscutíveis e possivelmente até irrefutáveis.

        

Devemos considerar três elementos fundamentais para toda indução, isto é, a indução realiza-se em três etapas (fases):

  a) observação dos fenômenos;

 b) descoberta da relação entre eles;

 c) generalização da relação

O determinismo da natureza, muito mais observável no domínio das ciências físicas e químicas do que no das biológicas e, principalmente, sociais e psicológicas, é um problema propriamente filosófico, mais especificamente, da filosofia das ciências, trata-se de justificar o princípio do determinismo, sobre o qual se fundamenta a indução.

Exemplo:

O homem Pedro é mortal.

O homem José é mortal.

O homem João é mortal.

(todo) homem é mortal.

4. O método dedutivo tem o propósito de explicar as premissas. Se elas estiverem corretas, a conclusão também será correta.  Isso faz com que um argumento construído com bases dedutivas também seja irrefutável. Explique a diferença desse método em relação ao anterior e construa um exemplo.

Esse método fundamenta-se no raciocínio dedutivo. Procura transformar enunciados complexos e universais particulares, em uma ou várias premissas. A dedução e a indução, como síntese e analise, não são métodos isolados dede raciocino e pesquisa. Na dedução a conclusão também pode servir como princípio para uma indução seguinte ou premissa menor. Com base em enunciados ou premissas, se chega a uma conclusão necessária, em virtude da correta aplicação de regras logicas. Caracteriza-se pelo emprego de cadeias de raciocínios dedutivos que parte do geral para chegar ao particular. O propósito básico dos argumentos, sejam eles dedutivos ou indutivos, é obter conclusões verdadeiras apoiadas em premissas verdadeiras. Como o método dedutivo se desenvolve em forma de raciocínios, seus fundamentos, suas formas de realização dos valores de suas conclusões encontram-se na própria natureza dos raciocínios dedutivos.

5. Os dois padrões de argumentos dedutivos são a afirmação do antecedente e a negação do consequente. Construa um exemplo de cada, respeitando cada uma a sua forma específica.

Denomina-se afirmação do antecedente, porque a primeira premissa é um enunciado condicional, sendo que a segunda coloca o antecedente desse mesmo condicional, a conclusão é o consequente da primeira premissa. O segundo tipo de argumento condicional válido tem a seguinte forma:

Se p, então q.

Ora, não-q.

Então, não-p.

A denominação de negação do consequente, para este tipo, deriva do fato de que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com