TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Prazos Processuais

Por:   •  15/8/2019  •  Resenha  •  3.781 Palavras (16 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 16

DOS PRAZOS PROCESSUAIS

Classificação dos Prazos: 218 legal; Judicial 1º §; Convencional art. 190.

Tipos: dilatórios ou peremptórios (fatal!)

Art. 218. Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos em lei.

§ 1º Quando a lei for omissa, o juiz determinará os prazos em consideração à complexidade do ato.

§ 2º Quando a lei ou o juiz não determinar prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento após decorridas 48 (quarenta e oito) horas.

§ 3º Inexistindo preceito legal ou prazo determinado pelo juiz, será de 5 dias o prazo para a prática de ato processual a cargo da parte. (regra geral: 5 dias!)

§ 4º Será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo. (NOVIDADADE: se o advogado procotocolar antes, não perde prazo!)

Prazo: Apenas dias úteis!!! Oba!!!! (não se aplica aos prazos de direito material):

Art. 219. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis.

Parágrafo único. O disposto neste artigo aplica-se somente aos prazos processuais.

OBA: Não há Férias Forenses (art. 93, XII CF/88)

Suspensão dos prazos 20/20 – advogados: oba!!!

Art. 220. Suspende-se o curso do prazo processual nos dias compreendidos entre 20 de dezembro e 20 de janeiro, inclusive.

§ 1º Ressalvadas as férias individuais e os feriados instituídos por lei, os juízes, os membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública e os auxiliares da Justiça exercerão suas atribuições durante o período previsto no caput .

§ 2º Durante a suspensão do prazo, não se realizarão audiências nem sessões de julgamento.

Art. 221. Suspende-se o curso do prazo por obstáculo criado em detrimento da parte ou ocorrendo qualquer das hipóteses do art. 313 , devendo o prazo ser restituído por tempo igual ao que faltava para sua complementação.

Parágrafo único. Suspendem-se os prazos durante a execução de programa instituído pelo Poder Judiciário para promover a autocomposição, incumbindo aos tribunais especificar, com antecedência, a duração dos trabalhos.

Art. 222. Na comarca, seção ou subseção judiciária onde for difícil o transporte, o juiz poderá prorrogar os prazos por até 2 (dois) meses.

§ 1º Ao juiz é vedado reduzir prazos peremptórios sem anuência das partes.

§ 2º Havendo calamidade pública, o limite previsto no caput para prorrogação de prazos poderá ser excedido.

Art. 223. Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, independentemente de declaração judicial, ficando assegurado, porém, à parte provar que não o realizou por justa causa.

§ 1º Considera-se justa causa o evento alheio à vontade da parte e que a impediu de praticar o ato por si ou por mandatário.

§ 2º Verificada a justa causa, o juiz permitirá à parte a prática do ato no prazo que lhe assinar.

MARINONI – CPC COMENTADO (p. 337): A parte interessada tem o ônus de alegar e provar a justa causa, inclusive já instruindo o seu requerimento com osdocumentos que eventualmente comprovem as suas alegações (STJ, 5.a Turma, REsp 725.831/SP, rel. Min. Félix Fischer, j. 02.08.2005, D]26.09.2005, p. 451). Tem de alegá-la durante o curso do prazo ou nos 5 (cinco) dias subsequentes à cessação do evento que determinou o desatendimento ao prazo, sob pena de preclusão (art. 218, § 3.0 , CPC, STJ, l.aTurma, REsp 732.048/ AL, rel. Min. Luiz Fux,j. 17.10.2006, D] 09.11.2006, p. 256). A parte contrária tem de ser ouvida na sequência no mesmo prazo. Verificada a justa causa o juiz permitirá à parte a prática do ato no prazo que assinar. Trata-se de prazo judicial. Não assinalando qualquer prazo, o novo prazo é de 5 (cinco) dias (art. 218, § 3.0 , CPC) (STJ, 3.aTurma,AgRgnoREsp533.852/RJ,rel.Min.Nancy Andrighi,j. 21.06.2005, Dj05.09.2005, p. 398).A decisão que reconhece ou não ajusta causa pode ser atacada na apelação ou nas suas contrarrazões (art.l.009, § 1.0 , CPC).

Art. 224. Salvo disposição em contrário, os prazos serão contados excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento.

§ 1º Os dias do começo e do vencimento do prazo serão protraídos para o primeiro dia útil seguinte, se coincidirem com dia em que o expediente forense for encerrado antes ou iniciado depois da hora normal ou houver indisponibilidade da comunicação eletrônica.

Exemplo: indisponibilidades sistema TJ-SP:

[pic 1]

§ 2º Considera-se como data de publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibilização da informação no Diário da Justiça eletrônico.

§ 3º A contagem do prazo terá início no primeiro dia útil que seguir ao da publicação.

Renúncia exclusivamente em seu favor: (exemplo: transito em julgado!)

Art. 225. A parte poderá renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor, desde que o faça de maneira expressa.

Prazo do juiz impróprio = inexistência de preclusão temporal:

Art. 226. O juiz proferirá:

I - os despachos no prazo de 5 (cinco) dias;

II - as decisões interlocutórias no prazo de 10 (dez) dias;

III - as sentenças no prazo de 30 (trinta) dias.

Prazo para os servidores “impróprios”:

Art. 227. Em qualquer grau de jurisdição, havendo motivo justificado, pode o juiz exceder, por igual tempo, os prazos a que está submetido.

Art. 228. Incumbirá ao serventuário remeter os autos conclusos no prazo de 1 (um) dia e executar os atos processuais no prazo de 5 (cinco) dias, contado da data em que:

I - houver concluído o ato processual anterior, se lhe foi imposto pela lei;

II - tiver ciência da ordem, quando determinada pelo juiz.

§ 1º Ao receber os autos, o serventuário certificará o dia e a hora em que teve ciência da ordem referida no inciso II.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (264.6 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com