TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARALELO ENTRE A RESOLUÇÃO N° 125 DO CNJ E A LEI 13.140/2015

Por:   •  17/8/2018  •  Artigo  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

PARALELO ENTRE A RESOLUÇÃO N° 125 DO CNJ E A LEI 13.140/2015

Devido à constatação de distintas modalidades de prática da Conciliação e da Mediação, nos diferentes Estados da Federação, percebeu-se a necessidade de padronizar o exercício dessas práticas e de incorporá-las a um programa de política pública, para as esferas da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho, respeitando cada uma delas. A padronização objetiva busca conciliar crenças sociais e especificidades locais, neste país de dimensões continentais e de vasta diversidade cultural. Desta forma, em 29 de novembro de 2010, o Conselho Nacional de Justiça por meio da Resolução n. 125 instituiu a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses. A Resolução consiste em um conjunto de ações que visa a dar cumprimento aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário, ou seja, eficiência operacional, ampliação do acesso ao sistema de Justiça e responsabilidade social, de maneira eficaz e harmônica.

A Resolução retirou a Mediação e a Conciliação do painel dos métodos alternativos e lhes confere o status de métodos consensuais de resolução de conflitos, parceiros da resolução judicial no tratamento dos desentendimentos e das lides. Assim, o Poder Judiciário Brasileiro, através do Conselho Nacional de Justiça, vem atender a esse pedido emergente do mundo contemporâneo, assegurando, também, aos cidadãos brasileiros a possibilidade de maior participação na solução de seus conflitos, por meios adequados à sua natureza e peculiaridade.

Em vinte e seis de junho de dois mil e quinze foi sancionado a Lei 13.140/2015, que tem por objetivo dispor sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a auto composição de conflitos no âmbito da administração pública. Além disso, tal lei realiza alterações em outras leis esparsas sobre o tema. Estabelecendo assim um marco regulatório da mediação como solução de controvérsias entre particulares no âmbito da administração pública. Dentre as principais inovações por ela trazidas, pode-se destacar, a permissão para a União, os Estados e os Municípios criarem câmaras de prevenção e resolução administrativa de conflitos para promover a busca de acordos (art.32 da lei 13.140); permitir o uso da mediação para solucionar conflitos entre órgãos da administração pública ou entre a administração pública e particulares (art. 32 da lei 13.140) e a possibilidade da mediação ser feita à distância, desde que as partes estejam de acordo (art.46 da lei 13.140).

A Lei 13.140/2015 ainda determina o que vem a ser mediação em seu artigo 1°: “a atividade técnica exercida por terceiro imparcial sem poder decisório, que, escolhido ou aceito pelas partes, as auxilia e estimula a identificar ou desenvolver soluções consensuais para a controvérsia”.

Na tentativa de adequa o Judiciário às novas leis que consolidam o tema no país: a Lei de Mediação (Lei 13.140/2015) e o Novo Código de Processo Civil (Lei n. 13.105/2015), foi aprovada durante a 8ª Sessão Plenária Virtual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a atualização da Resolução CNJ n. 125/2010, que criou a Política Judiciária de Tratamento de Conflitos.

A emenda n° 2 da Resolução CNJ n. 125/2010, estabelece a criação do Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores, visando apoiar tribunais que não tenham desenvolvido o cadastro estadual. O diferencial consiste na possibilidade das partes escolherem mediadores, novidade que já constava no art. 4° da lei 13.140/15, com base no histórico de casos do mediador bem como no seu patamar de remuneração. As avaliações que outros cidadãos fizerem da prestação de serviço estará disponível para consulta pública. A partir dessas avaliações deverá ser criado um parâmetro de remuneração dos mediadores, nos termos do artigo 169 do Novo Código de Processo Civil (NCPC). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com