TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARECER: A CONSULTA E QUESTÃO DE ORDEM

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE DIREITO

THAIS THAIANE L. DE C. ANDRADE

RESENHA CRÍTICA

PARECER: A CONSULTA E QUESTÃO DE ORDEM

JOSÉ AFONSO DA SILVA

CAMAÇARI-BA

MAIO - 2018

THAIS THAIANE L. DE C. ANDRADE

RESENHA CRÍTICA

PARECER: A CONSULTA E QUESTÃO DE ORDEM

JOSÉ AFONSO DA SILVA

Trabalho apresentado ao Curso de Direito da Faculdade Metropolitana de Camaçari, como avaliação processual para a Disciplina de Processo Penal I da Turma do 7º semestre, pela professora Natália Pertesen.

CAMAÇARI-BA

MAIO-2018

RESENHA CRÍTICA

PARECER: A CONSULTA E QUESTÃO DE ORDEM

JOSÉ AFONSO DA SILVA

O professor Afonso da Silva em sua defesa da Constituição Federal essencialmente voltada para a garantia da realização efetiva dos direitos humanos fundamentais, afirmando que a Carta Magna proíbe expressamente o cumprimento de pena antes do trânsito em julgado, ou seja, o art. 5º inc. LVII que diz: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

José Afonso destrói o argumento que usam interpretação contraria da Constituição e dos fatos para justificar a prisão em segunda instância.

No seu parecer, analisa as negativas do pedido de Habeas Corpus no Tribunal Regional Federal da 4ª Região e no Superior Tribunal de Justiça, onde o ex-presidente tenta evitar a prisão até ter todos os recursos julgados.

Ao condenar Lula em 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, o TRF-4 determinou que ele seja preso após se esgotarem os recursos de segunda instância. Fez isso baseado em súmula interna e em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal afirmando categoricamente que este entendimento fere a Constituição. O jurista criticou com toda veemência o início ao cumprimento da pena imposto a Lula imediatamente após o esgotamento da jurisdição daquela Corte, e não a partir do trânsito em julgado do processo crime, sendo o Tribunal que estaria cometendo grave inconstitucionalidade com essa determinação. Criticando a decisão do Supremo que firmou entendimento sobre prisões após segunda instância em outubro de 2016.

A ordem de execução provisória da pena de Lula, tendo sido decretada de ofício, limitando-se a mencionar entendimentos sumulares e precedentes do Supremo Tribunal Federal, e sendo a mesma, ante os elementos concretos da causa, desnecessária, não sendo compatível com o artigo 5º, LVII da Constituição Federal, pois o mesmo afirma que o sistema de processo penal brasileiro, de acordo com a Constituição, rege-se pelo princípio acusatório, no qual se exige que o juiz não pode agir de ofício. E a execução é reconhecidamente um processo administrativo autônomo, por isso só pode ser iniciado quando devidamente provocado.

O Parecer do Professor José Afonso da Silva evidencia que o Habeas Corpus0 impetrado pela Defesa do ex-presidente Lula está baseado na única interpretação possível do art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, que veda a antecipação da pena sem a existência de decisão condenatória contra a qual não caiba mais recurso (transitada em julgado).

O jurista ressalta que a demora no cumprimento da pena por conta de excessivos recursos é um problema do sistema e não da pessoa condenada. O problema na lentidão não poderia ser corrigido com anulação de um direito constitucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com