TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARECER SOBRE O DOCUMENTÁRIO ILHA DAS FLORES REFERENTE A VALORES, MORAL, ETICIDADE E ÉTICA

Por:   •  4/4/2017  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  2.036 Visualizações

Página 1 de 2

PARECER SOBRE O DOCUMENTÁRIO ILHA DAS FLORES REFERENTE A VALORES, MORAL, ETICIDADE E ÉTICA.

A miséria é o tópico central do documentário. O vídeo tem um ritmo muito acelerado para falar sobre os tomates do Sr Suzuki, o perfume de dona Anete, o surgimento do dinheiro e sobre o ser humano (polegar opositor e tele encéfalo altamente desenvolvido), por este motivo temos pouco tempo para refletir sobre todas as informações e foi necessário assisti-lo algumas vezes.

Mas o que o documentário mostra de mais interessante em minha opinião é a discussão sobre a pobreza, a fome e a exclusão social. Levando em conta o ano em que o curta foi produzido, percebe-se que pouca coisa mudou no Brasil daquela época para hoje.

Tendo como base o discurso sobre valor, moral, eticidade e ética buscando referencia no curta-metragem percebe-se que estas conceituações estão presentes na sequencia do vídeo.

Valor tem como conceito a noção de preferencia ou de seleção. No filme, isso fica explicito quando Dona Anete compra tomates e carne de porco em um supermercado para fazer suas refeições e joga um dos tomates que comprou no lixo por ter como visão que ele estava improprio para uso. Com isso, Dona Anete deixa claro sua preferencia selecionando o que está adequado ou não para seu consumo.

O filme deixa claro os valores, a moral, a eticidade e a ética. Os seres humanos tem autonomia pra se posicionares sobre as condições que aparecem no filme deixando explicito a eticidade. Já a moral é encarada na estruturação da personalidade dando autonomia para as escolhas de direitos e deveres. E a ética aparece como sendo um conjunto de todas essas conceituações quando o ser humano amadurece o respeito com o próximo nas situações aparentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com