TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIS: TRAFICO INTERNACIONAL DE PESSOAS

Por:   •  28/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

CAPÍTULO II

  1. PERFIS

  1. DAS VÍTIMAS

As vitimas do Trafico Internacional de pessoas não são pessoas aleatórias, são escolhidas as mais vulneráveis ou que sejam mais fáceis de manipular. Há, nas vitimas, algumas características que lhes são comuns, a maioria delas tem baixo nível de escolaridade, família desestruturada, gravidez na fase da adolescência, carência, ingenuidade, baixa renda, o sonho de uma vida melhor ou até mesmo a “busca pelo seu príncipe encantado” (RODRIGUES, p.108).

Esse “recrutamento” é feito a partir da infelicidade, da “desgraça alheia”, pessoas felizes e realizadas não se deixam levar por ilusões que não lhes acrescenta.

O maior numero de vitimas desse crime são mulheres maiores de 18 anos, o segundo maior índice se da na figura das crianças e adolescentes, e tendo como menor índice o trafico de homens.

  1. CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O trafico de crianças e/ou adolescentes não se da só para exploração sexual, é feito, também, para adoção, venda de órgãos, trabalho forçado, etc. O trabalho infantil é muito mais barato, e essas crianças são obrigadas a trabalhar por horas, sem alimento ou qualquer proteção.

Além do trabalho forçado em regime de escravidão essas crianças são abusadas sexualmente por seus “donos”, além de serem espancadas, e sofrem terror psicológico, “quanto mais quebradas psicologicamente mais obedientes.”(RODRIGUES, p.108).

Essas crianças e adolescentes são vendidas seja pra qualquer forma de exploração, quando são vendidas para adoção perdem totalmente sua verdadeira identidade, tudo é feito muito minuciosamente par ser o mais real possível, para venda de órgãos, no entanto, é como se essa vitima nunca tivesse existido.

Muitos são vendidos pelos próprios pais que por estaremem situação de extrema miséria acabam achando que esta será a melhor solução, não sabendo ao menos o destino de seus filhos, outros, no entanto, sabem o destino mais os vendem assim mesmo, fato este muito ocorrido em lugares muito pobres como, por exemplo, Norte e Nordeste.

As vitimas são muito pobres, com famílias carentes, são crianças abandonadas, indesejadas, e sempre com baixa educação, ingênuas e de fácil manipulação.

  1. HOMENS

Apesar da preferenciade vitimas do trafico internacional de pessoas para fim de exploração sexual ser mulheres, há, mesmo que num nível baixo,homens vitimas deste crime, na maioria das vezes são homossexuais, transexuais e “travestis”.

Assim como na maioria dos casos as vítimas são obrigadas a se prostituir, porque contraíram dívidas impossíveis de serem pagas, na promessa de vida melhor. Os homens também são obrigados a trabalhar durante horas na venda do próprio corpo, como forma de pagamento da divida, nada se difere das mulheres.

Por serem discriminados na maioria dos países se tornam alvos fáceis, e a promessa de melhoria de vida se torna um sonho que para alguns era tão distante. Acabam se deixando iludir e se prendem numa teia interminável, são vendidos, espancados, aterrorizados, humilhados, e obrigados a trabalhar nas mais diversas formas, tanto sexual quanto escravidão.

  1. MULHERES

As mulheres e criança são grupos sociais fragilizados pela própria sociedade, a algum tempo atrás as mulheres não eram consideradas capazes nem ao menos de exercer a cidadania pelo voto. Esse quadro mudou com o tempo, porem a mulher ainda é vista como frágil pela sociedade, o que as torna alvo fácil para o crime de trafico de pessoas.

Assim como as demais vitimas, elas não são escolhidas de forma aleatória, são escolhidas aquelas frágeis, de baixa renda, baixa escolaridade, com filhos e família desestruturada, essas características são essenciais, visto que as vitimas são constantemente ameaçadas, e por algumas desejarem a morte, ameaçar a vida das mesmas se torna inútil, então acabam por ameaçar suas famílias, e assim as mantem sob seu domínio.

Devido a sua condição de vida acabam por acreditar nessa melhoria de vida. Ao chegar ao país de destino às vítimas percebem que foram enganadas, que todas as promessas foram mentira e seus supostos contratos forjados, o sonho e a realidade se tornam inimigos, eseu único objetivo agora é solucionar esse problema, seja fugindo ou por outro meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com