TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVAS MORALMENTE LEGÍTIMAS

Por:   •  2/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  1.250 Visualizações

Página 1 de 3

PROVAS MORALMENTE LEGÍTIMAS

        

Consoante o que prevê o art. 5º, LVI, da CF/88, “são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos”. É, portanto, vedada a utilização das provas consideradas ilícitas em quaisquer processos judiciais, e caso essas sejam produzidas, devem ser consideradas inexistentes.

O ordenamento jurídico brasileiro prevê a utilização dos meios juridicamente idôneos, ou seja, dos meios legais de prova e dos meios moralmente legítimos. Nesse sentido é que dispunha o art. 332 do Código de Processo Civil de 1973:

Art. 332. Todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, são hábeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ação ou a defesa.

        O Novo CPC, com entrada em vigor a partir do dia 18 de março de 2016, manteve o mesmo entendimento quanto aos meios de prova admitidos:

Art. 369.  As partes têm o direito de empregar todos os meios legais, bem como os moralmente legítimos, ainda que não especificados neste Código, para provar a verdade dos fatos em que se funda o pedido ou a defesa e influir eficazmente na convicção do juiz.

Os chamados “meios legais” de prova são aqueles definidos em lei, ou seja, os meios de prova típicos. O Código de Processo Civil de 1973 enumera como meios de prova o depoimento pessoal (art. 385), a confissão (art. 389), a exibição de documentos ou coisa (art. 396), a prova documental (art. 405), a prova testemunhal (art. 442), a prova pericial (art. 464) e a inspeção judicial (art. 481).

Em contrapartida, os denominados “meios de prova moralmente legítimos” são aqueles que, embora não estejam previstos na lei, podem ser utilizados no processo por não violarem a moral e os bons costumes (CÂMARA, 2010).

Ressalta-se que o legislador, ao mencionar “meios moralmente legítimos”, abriu um leque de possibilidades para que o Juiz aceite ou não a utilização de determinada prova, haja vista a subjetividade da expressão. Nesse sentido, lecionam Marinoni e Arenhart:

“Uma vez que o conceito de prova moralmente ilegítima depende de um juízo que deve ser formado a partir do que é “moral”, admitir que o juiz possa taxar uma prova de “moralmente ilegítima” é o mesmo que dizer que o juiz tem o poder de negar que uma parte possa demonstrar o seu direito – que é constitucional e fundamental de todo cidadão (o direito à prova).” (MARINONI; ARENHARDT, 2001. p. 303)

Muito embora exista a referida subjetividade, não é cabível que o Juiz  negue o direito à produção da prova afirmando, arbitrariamente, que esta é moralmente ilegítima. É necessário que o magistrado leve em consideração critérios como época, local, senso comum da sociedade e o que esta entende por “moralmente ilegítimo”. (MARINONI; ARENHARDT, 2001).

Em relação àquela prova produzida em um determinado processo, e que se deseja ser aproveitada em outro (prova emprestada), esta só poderá ser utilizada se a parte contra quem se pretende produzir a prova tenha integrado o contraditório no momento da produção da mesma. A prova emprestada deverá ser valorada como se fosse uma prova documental, não se tratando de prova atípica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com