TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DAS INOVAÇÕES

Relatório de pesquisa: PRÁTICA DAS INOVAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL

Disciplina: Criatividade e Inovação – 8º sem.

Cap. 08 A PRÁTICA DA INOVAÇÃO

Drucker apresenta a disciplina da inovação (cap. 7), através de três ingredientes: concentração na missão, definição dos resultados a serem alcançados e avaliação rigorosa, apesar de parecer simples, por que é tão difícil para as instituições inovar?

Há duas explicações possíveis, cada uma representando visões de mundo totalmente diferentes, segundo McGregor.

TERIA X (Os funcionários não são confiáveis e compromissados, só se preocupam com o contracheque), versus TEORIA Y (Os funcionários são adultos responsáveis que desejam dar sua contribuição).

A teoria X ainda é predominante na maioria das grandes instituições.

CONHECER SEU PROPÓSITO

Inicialmente é preciso investigar o que significa missão para nós. Muitos líderes usam ora o termo missão e ora visão por pouca distinção criando um problema de linguagem.

A definição mais apropriada para a palavra missão é ‘propósito, razão de ser´. A missão oferece uma orientação, ela define uma direção, não um destino. Comunica aos membros de uma organização porque estão trabalhando juntos, como podem contribuir com o mundo. Ser baseado na missão requer que todos reflitam continuamente.

DEFINIR VISÃO

Definir os resultados é de certo modo mais fácil. A visão é uma ferramenta prática, sendo uma imagem do futuro que se pretende criar. Isto é, resultados pretendidos de médio ou longo prazo. A visão traduz a missão em resultados planejados e significativos e orienta quanto à distribuição de tempo, energia e recursos.

Líderes voltados para resultados necessitam ter uma missão e uma visão, pois resultados significam pouco sem um propósito. Juntas a missão e visão preenchem uma forte necessidade, onde todos os seres humanos tem um propósito, uma razão de ser.

AVALIE OS RESULTADOS

A inovação é um processo de aprendizado contínuo que necessita de se experimentar, avaliar, refletir sobre a missão, identificar resultados e tornar a experimentar.

É necessário avaliar constantemente de que modo se podem usar os recursos disponíveis. A avaliação se compõe por dois componentes, sendo eles: a medição e interpretação. A interpretação requer entendimento, participação e presença física. Sendo que através de medidas estatísticas é possível perceber se as pessoas estão ou não compromissadas e aprendendo. A avaliação trata da percepção e compreensão, para que o conjunto de medidas não seja enganador. É preciso envolvimento, acompanhamento para que se possibilite uma avaliação efetiva.

A chave é que a avaliação seja feita pelos aprendizes e o propósito seja aprender, ou seja, aumentar a capacidade de produzir resultados programados, e não julgar as outras pessoas.

DO HÁBITO PARA A DISCIPLINA

Juntas, missão, visão e avaliação criam uma ecologia, um conjunto de relações fundamentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com