TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA - LIVRO CONTADOR DE HISTÓRIAS

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

JORDANA AIRES DA SILVA

4º Período de Direito Noturno

Questionário sobre o filme “O contador de histórias“

Trabalho apresentada à disciplina  Psicologia do curso de graduação em Direito da Faculdade Católica do Tocantins, como requisito parcial para obtenção da nota da Etapa 2.

PALMAS

2016

01 ) Qual foi o papel do pai de Roberto em sua vida ?

     O pai de Roberto parece não ser presente no âmbito familiar, pois, ele só fala da mãe no filme. Entende-se que ela além de sua mãe faz a figura de pai também.

02) Em quais momentos se percebe o abandono da mãe frente a Roberto ?

     O abandono se inicia ao deixar Roberto na FEBEM, buscando a melhoria de vida de um dos seus filhos, ela via a entidade como uma preparação de crescimento e que poderia torná-lo um profissional em determinada área. Após isso, sua mãe o abandona a partir do momento que viu que a postura do menino era de rebeldia e de difícil correção.

03 ) como você avalia a importância da pedagoga na vida de Roberto ?

     Junto com a pedagoga, Roberto descobriu o afeto fazendo com que ele se transformasse e com sua influência, foi instruindo-se e desenvolvendo positivamente uma nova postura. A pedagoga mostrou que nada se resolveria na intolerância e violência que menores na FEBEM eram tratados. Trouxe a Roberto a aprendizagem mostrando que o termo lhe dado de “caso perdido” era falso, pois, sua postura mostrou que a recuperação é um processo de construção, sendo um passo de cada vez, com muita dedicação e contribuição para sua autoestima, fez com que Roberto confiasse no seu potencial no importante papel de mostrar na forma educada e gentil de tratamento, o que trouxe admiração por ser um comportamento totalmente diferente do que era adotado na FEBEM.

04) discorra sobre a FEBEM e a postura dos profissionais da instituição .

     A FEBEM era uma fundação para executar programas de atendimento a criança à criança e ao adolescente em situação de risco pessoal e social, além de menores infratores. Seu objetivo era instruir esses menores preservando seus direitos e educando-os para a prática da cidadania. No filme, mostra a instituição recém-criada pelo governo e no comercial de TV dizia que preparavam as crianças para serem futuros profissionais (engenheiros, médicos, advogados etc.). A realidade era outra, um ambiente de extrema rigidez e maus tratos. Essa diferença do comercial para a realidade mostra que, os profissionais da instituição não empregavam uma pedagogia de forma que trouxesse mudança, havia desinteresse, o que é preocupante, visto que o educador, naquela situação, de crianças longe de uma educação familiar, tende a ser o maior exemplo também a pessoa que mais contribuía no seu crescimento, usando atributo que a pedagoga francesa utilizou que seria o respeito e igualdade, não como delinqüentes. A postura dos profissionais aparenta ser um tratamento de um superior em um estabelecimento de cárcere, uma prisão, sendo contraditório da finalidade da instituição que seria o bem estar. Estes atingem diretamente na imagem da instituição como um lugar ruim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com