TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Pacto Edípico e Pacto Social

Por:   •  25/4/2016  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  1.704 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

Pacto Edípico e Pacto Social

João Vitor Paiva Silva Pedreira*

PELLEGRINO,Hélio. Pacto Edípico e Pacto Social. Grupo Sobre Grupo, Ed. Rocco,1987.

Hélio Pellegrino autor do texto “Pacto Edípico e Pacto Social”, foi um psicanalista, escritor e poeta brasileiro.

Inicialmente o autor divide o texto em dois momentos, discorrendo sobre Pacto Edípico e Pacto Social. No primeiro momento o autor inicia o texto abordando o Pacto Edípico

Hélio Pellegrino nos apresenta que no mesmo tempo que muitas vezes há um rompimento do pacto social, há um rompimento no pacto edípico. Ou seja a pessoa que teme a lei, no caso a castração ela a respeita a lei devidamente por ter medo de ser punido por tal infringimento da lei, ela aprende a amá-la e a se entrosar a um meio social, renunciando seus desejos, não sendo respeitado e preservado pelo sistema capitalista e romper com a sociedade.

Para ele esse indivíduo se tornará em um inovador, buscando mudar o povo. Ou pior, suas renuncias perderá a lógica, e com isso também a essência do pacto primordial com o pai representativo e com a lei da cultura, que prepara a criança para ter um convívio com a sociedade, o que ficou retido, volta na forma de ação delinquente e antissocial.

Em 1964 quando houve o golpe militar, muitas pessoas foram a pobre extrema, com muitos casos de corrupção o pobre não tem um motivo para manter um pacto social, seguir as leis, porque os que deveriam da exemplo são os que mais não cumpri , ele se entrega ao deboche e a corrupção quebrando o pacto social.

A discussão feita pelo autor propõe a conclusão de como o Pacto Édipo e Pacto Social está inserida na formação das crianças, entretanto, muitos não estão dando devido valor para esse tema, o autor deveria ter proposto mais argumentos que valorizasse o tema estudado, para que fosse divulgado em grandes escalas.

___________________________________________________________________

PEDREIRA, João Vítor Paiva Silva, graduando em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Da Bahia-UESB

Esta obra é indicada aos discentes e docentes dos cursos de Pedagogia, Psicologia , Ciências Sociais e demais licenciaturas e, ou cursos que trabalham ou ampliam seu olhar para a área da Psicanálise, podendo assim haver uma maior divulgação do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com