TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Penal para estudo

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas de questões para estudar – Direito Penal

  1. O comportamento de João segundo artigo 155 CP não é típico, pois ele subtraiu o bem e depois devolveu, sendo assim ele não responde por furto.

  1. Alexandre tinha 2 filhos, um com 3 anos e outro com 4, Mauricio não colocou tela de proteção e um dos filhos caiu do 13º andar de seu apartamento e acabou morrendo, sendo assim, se caracteriza crime culposo segundo (artigo 18º inciso II) e também responderá pelo artigo 13 paragrafo II Alínea “a”, pois, ele tinha por lei cuidado, proteção e vigilância com o filho.
  1. Jandira chamou Márcia para nadar, porém Márcia não sabia nadar, mesmo assim a amiga insistiu e Jandira teve complicações cardíacas e não conseguiu chegar ao destino, quando Jandira começou a se afogar ela pediu ajuda a Márcia e a amiga ignorou o pedido de ajuda, a amiga morreu. Jandira responderá por Crime Omissivo Improprio, Artigo 13 paragrafo 2 alínea “C”.
  1. José dirigia rápido e atropelou uma idosa causando-lhe ferimentos graves (ela não morreu), José responderá por Crime Culposo (Artigo 18 inciso II), pois ele assumiu o risco de atropelar alguém dirigindo em velocidade alta, ele foi negligente, imprudente e etc.
  1. Uma pessoa foi atropelada e enquanto ia de ambulância para o hospital um carro bateu causando a morte dessa pessoa que já estava ferida pelo atropelamento. A pessoa que matou responderá pela morte, e a que atropelou responderá somente pelo atropelamento e não pela morte. Causa relativamente independente superveniente  Artigo 13 § I
  1. Uma pessoa dirigindo com pressa viu o semáforo mudando do verde para o amarelo, ele colidiu com um carro e matou o motorista. A pessoa que passou no semáforo amarelo responderá pelo crime de Dolo eventual indireto, ele não quis causar o acidente porém assumiu o risco em passar no farol amarelo.
  1.  Uma pessoa esfaqueia a outra na perna (se foi na perna não tinha intenção de matar) e por motivo de infecção a pessoa morre no hospital, a pessoa que esfaqueou a outra responde pelo crime de lesão corporal seguida de morte, Causa relativamente superveniente.
  1. Um pai esqueceu o filho na cadeirinha do carro no banco de tras, e a criabça veio a falecer, o pai da criança responde por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), Omissão impropria artigo 13, § 2 “a” C.P.
  1. Uma babá se distrai ao telefone deixando um bebê de 8 meses no quarto sozinho, o bebê se engasga com uma frauda e morre. A babá responde por homicídio culposo (quando não há intenção de matar) por Omissão impropria artigo 13, § 2 “b” C.P.
  1.  João correu atas de Maria com a intenção de mata-la com uma faca. Maria se assustou, atravessou a rua correndo e um ônibus atropelou e a matou. João responderá pelo crime de tentativa de homicídio, pois a causa é relativamente indepente superveniente.
  1. Uma mãe entra na garagem e não vê o filho que estava brincando e acaba atropelando ele. A mãe responde em liberdade pelo crime de homicídio.culposo quando não há a intenção de matar, a justiça entende que o sentimento de perda de um filho já é uma punição pelo crime, por isso ela não é presa.
  1.  Uma senhora chega ao hospital com sinais de ataque cardíaco, existem 3 médicos de plantão que estão disponíveis, porém estão distraídos em uma conversa. Homicídio doloso omissão impropria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com