TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas e Respostas. Psicopatia: da máscara da sanidade à máscara da justiça. Autor: Jorge Trindade (2009).

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  1.097 Visualizações

Página 1 de 6

Texto:Psicopatia: da máscara da sanidade à máscara da justiça. Autor: Jorge Trindade (2009).

1. Conceituar o conceito de psicopatia:

A psicopatia não é um transtorno mental da mesma ordem da esquizofrenia, do retardo ou da depressão, por exemplo. Não sem críticas, pode-se dizer que a psicopatia não é propriamente um transtorno mental. Mais adequado parece considerar a psicopatia como um transtorno de personalidade, pois implica uma condição mais grave de desarmonia na formação da personalidade.

1.1 Colocar pelo menos 5 características de um psicopata típico;

Dentre as características listadas por Cleckley podemos citar: a falta de confiabilidade; Insinceridade; Falta de Remorso ou Vergonha; Comportamento Antissocial e Inadequadamente Motivado.

1.2 Explicar quais são as contribuições das Neurociências;

Em um importante evento, ocorrido em 1848, marcou a história da Neurociência na busca pela compreensão do comportamento violento. O incrível acidente ocorrido com Phineas Cage, na Nova Inglaterra - EUA - levantou questionamentos que, até hoje, não foram esclarecidos. Então com 25 anos, Cage trabalhava para estrada de ferro Rutland & Burling. Sua função era bastante perigosa e lhe exigia muita concentração, atenção e destreza física. Além de coordenar uma equipe de vários operários, Cage era responsável por preparar as detonações das rochas, para abrir caminho para uma estrada de ferro.

Devido a um erro de Cage na hora do preparo da uma detonação de uma rocha aconteceu uma grande explosão, que fez com que uma barra de ferro invadisse sua face esquerda e atravessasse o crânio, saindo no topo da cabeça, e caindo a mais de 30 metros de distância.

Embora muito ferido e atordoado, Cage manteve-se consciente, conseguindo falar, andar e aguardar uma hora até receber atendimento médico. Pôde, também, responder racionalmente a todas as perguntas que lhe foram feitas.

A recuperação de Cage impressionou sob muitos aspectos, principalmente pelo fato de o acidente não ter deixado sequelas. Em pouco tempo, porém, processou-se uma surpreendente mudança na personalidade de Cage. A grande mudança na personalidade de Cage fez com que terminasse por ser dispensado do trabalho. No restante da sua vida, ele não conseguiu mais se estabelecer 0em nenhum emprego, vindo a trabalhar em um circo, onde se apresentava como uma anomalia. Morreu em 21 de maio de 1861, aos 38 anos, vítima de ataques epilépticos. Diversas foram às consequências do caso de Cage. A dramática mudança de comportamento, ocorrida após o acidente, chamou atenção para relação entre as lesões da região frontal do cérebro e o comportamento disfuncional, apresentado posteriormente.

Outro aspecto importante, debatido até hoje, busca compreender como os processos cognitivos, os sentimentos e as emoções estão relacionados, assim como seus efeitos na vida das pessoas. Estudos sistemáticos têm sido desenvolvidos com pacientes que possuem lesões na região frontal do cérebro. Estudos em 3D do crânio de Cage, realizados por Hanna Damásio, revelaram que os danos foram mais extensos no hemisfério esquerdo, atingindo mais setores anteriores do que posteriores da região frontal. A lesão ocorreu, principalmente, nos córtices pré-frontais na superfície ventral, ou orbital, interna de ambos os hemisférios. Aspectos laterais e externos foram preservados.

Estudos cada vez mais recentes mostram o envolvimento do córtex pré-frontal no comportamento antissocial, indicando redução do metabolismo em regiões frontais Além do envolvimento do lobo frontal, especialmente regiões medi ais e laterais, também têm sido descritas reduções do metabolismo em estruturas subcorticais do sistema límbico, amígdala, hipocampo e núcleo caudado.

Pesquisas recentes sugerem, ainda, um défice na ativação do hemisfério esquerdo de indivíduos psicopatas, indicando que essas pessoas tendem a cometer mais erros e a responder de forma mais lenta a tarefas apresentadas do que indivíduos não psicopatas. Ainda não são claros, no entanto, os mecanismos que levam a isso.

1.3 Quais são os três eixos da personalidade, que mantém relação direta com a psicopatia;

a) Relacionamento com os outros: No eixo do relacionamento interpessoal, costumam ser arrogantes, presunçosos, egoístas, dominantes, insensíveis, superficiais e manipuladores.

b) Afetividade: No âmbito da efetividade, são incapazes de estabelecer vínculos afetivos profundos e duradouros com os outros; Não possuem empatia, remorso ou sentimento de culpa.

c) Comportamento: Na parte relacionada com o comportamento, são agressivos, impulsivos, irresponsáveis e violadores das convenções e das leis, agindo com desrespeito pelos direitos dos outros.

1.4 Qual a diferença entre psicopatia e transtorno de personalidade antissocial.

1.5 Expor algumas contribuições do teste PCL - R acerca da avaliação dos psicopatas.

No momento, parece haver consenso de que o PCL-R é o mais adequado instrumento, sob a forma de escala, para avaliar psicopatia e identificar fatores de risco de violência.

Critérios de probabilidade de reincidência criminal podem ser evidenciados por meio da aplicação de PCL-R à população carcerária e, a partir daí, possibilitar que sujeitos com menor potencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com