TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça Relaxamento de Prisão

Por:   •  7/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA CRIMINAL DA COMARCA DO ESTADO X

JOÃO, nacionalidade ..., estado civil ..., profissão ..., RG ..., CPF ..., endereço ..., vem por meio de seu advogado, requerer a Vossa Excelência o pedido de RELAXAMENTO DE PRISÃO EM FLAGRANTE, assim como a expedição do alvará de soltura com o fundamento no artigo 5º, LXV da Constituição Federal da República e artigo 310, inciso I, do Código de Processo Penal, pelas razões que passo a expor:

DOS FATOS

O requerente, João, foi preso em flagrante por ter, supostamente, incorrido no crime de furto do artigo 155 do Código Penal.

Ocorre que na ocasião, a Polícia Civil do Estado x, elaborou um plano com um “veículo-isca” colocado estrategicamente no ponto mais perigoso da cidade do Estado x. Então João, não sabendo do plano arquitetado pelos policiais, utilizou-se de chave falsa para tentar subtrair o veículo.

Após andar alguns metros com o automóvel, a gasolina do mesmo foi cortada e os policiais o prenderam em suposto flagrante delito.

DO DIREITO

Dispõe a Súmula nº 145 do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL:

“Não há crime quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação”.

Tendo em vista o fundamento supracitado, é notória a ilegalidade desta prisão em flagrante, tendo-se ciência de que trata-se de um flagrante preparado o qual possui respaldo em lei, entendendo-se por ilegal a prisão em flagrante quando o agente é instigado a praticar o delito.

Em relação a esta matéria, dispõe ainda o artigo 17 do Código Penal:

“Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime”.

Registra-se, portanto, que não ocorreu o fato típico informado pelos policiais, visto que se tratava de um crime impossível, já que não havia a possibilidade de consumação do ato pelo agente.

Sendo assim, embasado no que dispõe o artigo 5º, inciso LXV da Constituição da República Federal:

“A prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária”.

Pede-se, o imediato relaxamento dessa prisão ilegal, nos termos do artigo 310, inciso I do Código de Processo Penal, uma vez que não se caracterizou a situação de flagrância, nos termos do artigo 302, incisos I, II, III e IV do Código de Processo Penal.

DOS PEDIDOS

Ante o exposto, requer a Vossa Excelência, uma vez provada a inexistência de flagrante delito, determinar o relaxamento da prisão e a expedição do alvará de soltura.

Nesses termos,

Pede deferimento.

Estado x, data ...

Advogado...

OAB...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (26.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com