TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peça Relaxamento de prisão

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

        Ao Douto Juizo da __ª Vara Criminal da Comarca de ___ do Estado de _____.

José Alves, (nacionalidade), (estado civil), (profissião), portadora do RG n. (número) e do CPF n. (número), residente na Rua (endereço), na comarca de (cidade/estado), vem, respeitosamente, por seu advogado que esta subscreve (procuração anexa), na presença de Vossa Excelência, a fim de apresentar

PETIÇÃO DE RELAXAMENTO DE PRISÃO

 com fundamento no art. 310, inciso I, do Código de Processo Penal, pelas razões de fatos e fundamentos expostos a seguir


 1, DOS FATOS

No dia 10 de março de 2011, José Alves estava conduzindo seu automóvel ao longo da estrada próxima a sua propriedade rural. Devido a localidade em que se encontrava, a via que trafegara estava absolutamente deserta.

Acontece que José Alves foi surpreendido por uma equipe de policiais militares que rondavam a região à procura de um indivíduo foragido do presídio da localidade. João foi abordado pelos policiais e constrangido a descer de seu veículo para realizar um teste de alcoolemia em aparelho de ar alveolar.

Realizado o teste, o Requerente foi preso em flagrante pela suposta prática do delito do artigo 306 da Lei 9.503/97 c/c o art. 2º, II, do Decreto 6.488/08. A medida coercitiva foi embasada em prova produzida contra a vontade do requerente.

No Auto de Prisão em Flagrante consta negativa do direito subjetivo de entrevistar-se com seus advogados e familiares. Ademais, o delegado de polícia deixou de comunicar o fato ao juízo competente, tampouco à Defensoria Pública, mantendo o requerente preso.

2. DO DIREITO

Nobre julgador, a prisão ocorreu de forma ilegal, com uma série ato nulos. Os policiais inicialmente compeliram o acusado a realizar o exame de alcoolemia em aparelho de ar alveolar, infringindo o disposto no art. 5º, LVI. Além de violar o princípio do “nemo tenetur se detegere”, ou seja, ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo., previsto no art. 5º, LXIII da CF e, ainda no art. 8º, 2, “g” do Decreto 678/92.

        Não obstante a isso, a nulidade da prisão em flagrante faz-se questionável em mais um aspecto em decorrência da negativa de direito do preso de entrevistar-se com seu advogado e familiares, ofendendo assim direito subjetivo do requerente, nos moldes do art. 5º, LXIII, da CF/88.

        Por fim, mas não menos relevante, fora desrespeitada também a regra prevista no art. 306, §1º do CPP, pois não houve a imediata comunicação do fato a autoridade judiciária e nem mesmo a defensoria pública, dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, ferindo os direitos do acusado.  

        Em virtude dos apontamentos mencionados, e em desacordo com os direitos previstos na Constituição Federal e Código de Processo Penal, demonstra-se evidente a nulidade do ato de prisão em flagrante, cabendo de imediato o relaxamento da mesma.

3. DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer a Vossa Excelência que seja deferido o presente pedido de relaxamento da prisão em flagrante imposta ao Requerente, nos termos do art. 5º, LXV da CF/88, expedindo-se o competente alvará de soltura em seu favor.

Termos em que,

Pede deferimento.

(Local) (Data)

(nome do Advogado)

(OAB do advogado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com