TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política

Por:   •  17/10/2015  •  Seminário  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Dayane Robbiati Nunes    RA: 8412151868

Direita X Esquerda no Brasil

O que são esses partidos?

Esquerda

Partido de esquerda defende os direitos dos menos favorecidos e mais carentes, luta para reduzir a desigualdade social, e reagir ao regime de governo vigente, condena o domínio do capital sobre os direitos humanos, advoga uma sociedade onde haja, estruturalmente, partilha dos bens da Terra e dos frutos do trabalho humano. Favorece o controle estatal da economia e a interferência ativa do governo em todos os setores da vida social, colocando o ideal igualitário acima de outras considerações de ordem moral, cultural, patriótica ou religiosa.

Direita

A direita é marcada pelo conservadorismo social e do governo. Essa é a Ala que defende o governo em vigência, os direitos individuais, e os interesses das elites, ou seja, quem controla o poder central vigente. Coloca o patriotismo e os valores religiosos e culturais tradicionais acima de quaisquer projetos de reforma da sociedade.

O partido da esquerda apoia um processo onde o Estado passa a ter mais influência sobre a sociedade, é a força que quer justiça social e rege por princípios, já o da direita é a força que luta contra a conservação e por seus próprios interesses onde possui autonomia.

Quem é o verdadeiro culpado nessa péssima administração do governo atual? Os próprios partidos, pois ao invés de defender o povo eles acabam brigando entre si e prejudicando uns aos outros para poderem se destacar. Mas na realidade quem sai realmente prejudicado é a população que está carente de saúde, educação, moradia, emprego entre outros.

Mais de 500 mil pessoas participaram da pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que apontaram os problemas mais graves do país. As respostas foram filtradas por palavras-chave que indicam a preocupação de cada pessoa. Algumas respostas, que falam de problemas genéricos, foram agrupadas como “políticas públicas”. Abaixo o percentual de pessoas que citaram cada questão:

1º. Educação: 18%
2º. Violência: 14%
3º. Políticas Públicas: 14%
4º. Emprego: 9%
5º. Saúde: 6%
6º. Meio Ambiente: 5%
7º. Justiça: 3%
8º. Infraestrutura: 2%
9º. Política: 2%
10º. Impostos: 1%

Referência

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/10/03/esquerda-x-direita-entenda-de-uma-vez/

http://lista10.org/uteis/os-10-maiores-problemas-do-brasil/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com