TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possíveis questões prova de política

Por:   •  11/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Cite as diferenças entre a Democracia direta e a Democracia indireta.

RESPOSTA: Na democracia Indireta, os eleitores votam em representantes políticos mais adequados a seus interesses. Na democracia direta, os eleitores tomam todas as decisões políticas por meio de assembleias, votando diretamente e discutindo sobre as questões de seu interesse.

  1. Quais são as regras do jogo democrático?
  1. O órgão político máximo, ao qual é atribuída a função legislativa, deve ser composto de membros eleitos direta ou indiretamente pelo povo, em eleições de primeiro ou segundo grau.
  2.  Juntamente com o supremo órgão legislativo, deverá haver instituições com dirigentes eleitos, como os da administração local e o chefe de estado, como nas repúblicas.
  3. Todos os cidadãos ao atingir a maioridade, sem dissociação de raça, censo, religião e possivelmente de sexo, devem ser eleitores.
  4. Todos os eleitores devem ter voto igual.
  5. Todos os eleitores devem ser livres para votar de acordo com suas próprias opiniões formadas.
  6. Devem ser livres também no sentido de que devem ser postos em condições de terem reais alternativas, excluindo qualquer sistema de lista fechada ou bloqueada.
  7. Tanto para as eleições quanto para as decisões dos órgãos políticos, deve valer o princípio da maioria numérica, podendo assim existir diversos tipos de maioria, segundo critérios de oportunidade não definitivos.
  8. Nenhuma decisão tomada pela maioria deve limitar os direitos da minoria.
  9. O órgão do Governo deve gozar de plena confiança do parlamento ou do chefe do poder executivo, por sua vez, eleito pelo povo.
  1. Cite as diferenças de Parlamentarismo e Presidencialismo.

No Parlamentarismo, não há separação nítida dos poderes executivo e legislativo, é um sistema no qual o poder Executivo depende do apoio direto ou indireto do parlamento para governar. No Presidencialismo é diferente, já que existem as separações desses poderes.

No parlamentarismo existem os cargos de Chefe de Estado, o qual é uma figura representativa da nação e Chefe de Governo, o qual governa o país. Diferente do Presidencialismo, no qual as duas funções estão atribuídas a uma pessoa só.

 No Presidencialismo, há a legitimidade popular direta do chefe do poder executivo, ou seja, o presidente da república, pois é estabelecida uma relação de confiança entre o povo e o presidente da república. O presidente é eleito pelo sistema eleitoral majoritário de dois turnos. Também há a uni pessoalidade da chefia do poder executivo, que significa que o presidente da República é o único chefe do poder executivo, assumindo as funções de Chefe de Estado e Chefe de governo. Na qualidade de chefe de Estado, age em nome da nação (sendo comandante supremo das forças armadas, celebrando tratados internacionais).Já na qualidade de chefe de Governo, age em nome da união, comandando uma equipe de políticos que fazem parte do seu Governo, é quem dirige as políticas públicas do país. Além disso, o Presidencialismo difere do Parlamentarismo através da independência do poder Legislativo e do poder Executivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com