TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica jurídica

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA CÍVEL DA COMARCA DE FORTALEZA/CE.

 

 

 

 

 

 

 

 

Moema, brasileira, solteira, natural de Fortaleza /CE, desempregada, portadora do RG..., inscrita sob o CPF ... MF, residente a rua ..., por seu advogado infra-assinado, com escritório na Rua José Alves, 301, Goiabeiras, Vitória, ES, onde recebe intimações, com instrumento procuratório em anexo, vem respeitosamente propor:

AÇÃO DE ALIMENTOS GRAVÍDICOS  COM PEDIDO DE LIMINAR

                       Em face de Tomás, empresário, brasileiro, solteiro, natural do Rio de Janeiro, maior e capaz, empresário, residente a rua ..., portador do RG, inscrito sob o CPF...MF, pelas razões e fatos abaixo expostos:

 

  1. Da assistência judiciária gratuita

A requerente na presente data se declara hipossuficiente, conforme atestado de pobreza (doc. ), e deste feito não possuí condições financeiras para arcar com as custas processuais e os honorários advocatícios sem prejuízo do seu sustento. Dessa forma se faz necessário todos os benefícios da assistência judiciária gratuita exposta na Lei 1.060/50 em seu art. 2º e 4º, transcrito in verbis abaixo:

 

Art. 2º - Gozarão dos benefícios desta Lei os nacionais ou estrangeiros residentes no País que necessitarem recorrer à justiça penal, civil, militar, ou do trabalho.

§ único – Considera-se necessitado, para os fins legais, todo aquele cuja a situação econômica não lhe permita pagar as custas do processo e os honorários de advogados, sem prejuízo do sustento próprio ou da família.

Art. 4º - A parte gozará dos benefícios da assistência judiciária gratuita, mediante, simples afirmação, na própria petição inicial, de que não está em condições de pagar as custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo próprio e de sua família.

  1. DOS FATOS
  • Tomás, empresário, que visitava a época dos acontecimentos semanalmente o Ceará para tratar de negócios, no tempo conheceu Moema e passaram a namorar e frequentar todos os lugares juntos.
  • Com o amadurecimento do relacionamento Moema engravidou de Tomás que quando recebeu a notícia se recusou a reconhecer o filho.
  • Com a notícia Tomás acabou com o relacionamento e disse ainda que não estava pronto para ser pai naquele momento e, ;portanto, não poderia contribuir economicamente para o bom curso da gestação e subsistência da criança.
  • Cabe, ainda, destacar a posição de desempregada de Moema que não possui capacidade financeira para custear os gastos com plano  de saúde e gestação do nascituro. Justamente por não ter como arcar com as despesas relativas a criança esta demanda se faz necessária.

  1. DO DIREITO

Conforme dispõe o Código Civil em seu art. 1.694, é possível que os cônjuges requeiram uns aos outros valores suficientes para custear a vida compatível com sua condição social, segue dispositivo:

Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.

Pode-se destacar o art. 1.695 do mesmo código:

Art. 1.695. São devidos os alimentos quando quem os pretende não tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, à própria mantença, e aquele, de quem se reclamam, pode fornecê-los, sem desfalque do necessário ao seu sustento.

Ainda, frisa a lei de Alimentos em seu art. 2º a definição de alimentos sendo aqueles valores necessários para cobrir despesas durante o período de gravidez, os referentes a alimentação, assistência médica, exames, parto, medicamentos, outras prescrições, dentre outros. No parágrafo único o texto é enfático ao trazer o dever do futuro pai de custear as despesas da mulher grávida.

O art. 6º da mesma lei prevê que o juiz pode fixar alimentos gravídicos se estiver convencido da existência da paternidade perdurando até o nascimento da criança. Com o nascimento estes alimentos deverão ser convertidos em pensão alimentícia em favor do menor até que uma das partes solicite sua revisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com