TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratique e Compartilhe Preconceito Linguístico

Por:   •  31/7/2020  •  Artigo  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  2.654 Visualizações

Página 1 de 2

Faça uma pesquisa na internet elencando três conteúdos (vídeos, textos jornalísticos, literários) que demonstram preconceito linguístico. Em cada conteúdo pesquisado, você deve descrever como e por que o preconceito linguístico se manifestou, justificando com base nas noções de preconceito linguístico delineadas no minicase.

SITUAÇAO 1: Na tirinha abaixo, o preconceito linguístico e evidenciado em uma situação do cotidiano, na qual o rapaz “toma um fora” por falar de forma diversa do estabelecido na norma culta, o que faz com que a moça “saia correndo assustada”. Tal situçao demarca um preconceito linguístico marcado pela exclusão de uma pessoa em razão de um modo de falar diferenciado, alias bastante corriqueiro nas relações sociais.

[pic 1]

SITUAÇAO 2:

Na tirinha abaixo, fica evidenciada a abordagem em tom de censura adotada pela professora em relação ao aluno, inclusive punindo-o por falar de forma diversa do estabelecido na norma culta, numa nítida postura de preconceito linguístico marcado pela superioridade.[pic 2]

SITUAÇAO 3: [pic 3]

Na altura do minuto 1 minuto e 20 segundos do trailer disponível no link (https://www.youtube.com/watch?v=bLMkZ7TwqGQ), o personagem relata que o fato escrito tem o poder e a credibilidade de legitimar o fato acontecido, para tanto deve-se usar da linguagem escrita para que aqueles que lerem a historia, creiam que ela aconteceu.

Desta maneira, fica evidenciado o preconceito linguístico da própria comunidade em relação a sua capacidade de descrever sua própria historia com base na oralidade, por acreditar que ela carece de credibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (146.3 Kb)   docx (244.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com