TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressupostos da Filosofia Cristã História e Formação do Direito

Por:   •  4/5/2020  •  Monografia  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
[pic 1]

UNIDADE UNIVERSITÁRIA SÃO GABRIEL

GRADUAÇÃO EM DIREITO

Isabela Ferreira dos Santos

Pressupostos da Filosofia Cristã-

História e formação do direito

BELO HORIZONTE

2020

1)Quais as críticas do cristianismo à "lei de Talião"?

Mas, se houver dano grave, então, darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe. Sendo assim representada como vingança, pretendia limitar a violência em uma comunidade e para o cristianismo o bem vem em primeiro lugar e toda e qualquer ação deve buscar realizar o bem para o outro independente de quem seja a pessoa ,toda racionalidade deve pensar somente por meio do outro é que se pode realmente praticar o amor e a caridade.


2)Qual a relação proposta entre justiça e política?

Caso houvesse agressão, ou seja, algum dano grave deveria fazer a mesma o mesmo ato com o agressor, mais apenas uma vez. A lei de Talião pretendia limitar a violência, no entanto de não gerar violência na comunidade. Mesmo havendo no Novo Testamento para não revidar sobre seu agressor não será fácil para alguém deixar sua raiva de lado e aturar sobre o sofrimento de seu agressor garantiria uma boa vida, uma vida feliz, uma felicidade. Superação da eudamonia clássica grega.

3) Quais os principais pontos em que o cristianismo se afasta do pensamento grego?

A humildade, o bem, a caridade, o amor, paciência, compreensão, tolerância, benevolência tornam-se uma virtude fundamental do cristão, elemento desconhecido dos filósofos clássicos gregos.

4) Qual a relação entre estado e igreja?

A relação era que o chefe de Estado da cidade era o chefe da religião, não havia separação entre política e religião, formando em um só corpo antes de separação a religião e política. Todo homem passa a ser responsável pelos seus atos, seus pensamentos e por sua missão perante cada um dos fóruns a um dualismo, mas não a concorrência.

5) Quais as principais virtudes da ética cristã?

Colocar o bem como centro de reflexão ética, havendo uma intenção preocupação com o sofrimento, aquele que sofre passa a ser o centro da preocupação ética, o bem deve ser exercido sobre aquele que mais carece, que maior perigo se encontra. A miséria, a penúria, a exclusão passam a ter interesse para o cristianismo enquanto substratos da noção de justiça.


6) A justiça cristã propõe a igualdade entre as pessoas?

Sim, na justiça crista deveria pagar bem com o bem, havendo caridade mesmo que a pessoa seja o seu próprio inimigo ou agressor.
7) O estado deve ser democrático para ser justo?

Não existe uma determinada forma de sistema político para existir política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com