TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Instrução de Aprendiz Maçom

Por:   •  8/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DA SEGUNDA INSTRUÇÃO DO GRAU DE APR M

LOJA MESTRE DJALMA CORREIA DA SILVA Nº 43.

V M

Ir1º V

Ir2º V

Apr M MARCIO RIBEIRO DOS SANTOS

prezados irmãos.

A segunda instrução é um diálogo entre o VEN e o Ir 1º VIG e Ir 2º VIG deste modo torna-se complexo resumir. Na nossa 2° Instrução nós Apr M, a uma importante observação que entre todos nós existe uma verdade, há um ser supremo o GADU e os órgãos do nosso ser material bem como a inteligência para discernir.

Nenhum homem pode viver como escravo. Todos são livres, todavia podes estar sujeito a obstáculos sociais, privados momentaneamente, de parte de sua liberdade e, ou que o tornem escravos de suas próprias paixões. É desse jugo que se deve libertar todo homem que aspira pertencer à nossa ordem.

Indagasse como foste recebido maçom ao Ir 1º VIG? Nem nu nem vestido despojados de mentais vendado os olhos privados da vista. Faz lembrar homem antes da civilização, desconhecido das vaidades e confusão quando ainda era homem primitivo.

As consequências morais são abdicações das vaidades profanas e a necessidade imprescindível de instrução alicerce da moral humana. Que fizeram para vos instruir Ir2º VIG viajar do Oc para o Or  e do Or  para Oc por um caminho escabroso ladeado de dificuldades, cheio de obstáculos meio a ruídos  trovejado atordoador, depois por outro menos difícil ouvindo o tilintar incessante de armas e finalmente por um caminho plano e suave, envolto no maior silencio.  

Os ruídos, as dificuldades, obstáculos da primeira viagem? representam o caos precedidos e acompanhado desde os anos de organização do mundo, durantes os quais as paixões, ainda não dominadas pelas razões e pelas leis, conduziam homens a excessos tão condenáveis dos tempos feudalistas.

Na segunda viagem idade da ambição, os combates que a sociedade é obrigada a sustentar antes do equilíbrio, lutas que somos obrigados a travar e vencer dignamente.

A facilidade encontrada na terceira viagem é dada ao estado de paz e tranquilidade resultante da ordem social e moderação das paixões que atinge a idade da maturidade.

O término de cada viagem Ir 2 VIG foi em uma porta onde bati. A primeira ao S a segunda no Oc e a terceira no Or onde passei fui purificado por água e fogo. Significando purificações, pois, para receber a luz da verdade o homem deve desvencilhar de preconceitos sociais e de educações e entregar-se a procura da sabedoria.

As três portas são as disposições necessárias na busca da verdade: sinceridade, coragem e perseverança. Logo me fizeram dar três passos num quadrilongo. Para me fazer compreender que o primeiro fruto dos estudos é a experiencia que torno um homem prudente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (908.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com