TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problermática da ação

Artigo: Problermática da ação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Artigo  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

PROBLERMÁTICA DA AÇÃO

A ação é o direito de provocar o exercício da função jurisdicional a jurisdição que se exercita através do processo.

O direito de ação é o instituto através do qual aquele que tenha um interesse lesado ou ameaçado de lesão faça chegar às portas do Poder Judiciário o pedido de prestação jurisdicional, solucionando assim o litígio.

Existem inúmeras teorias explicativas sobre o conceito de “ação”, estando entre as mais importantes, seja por seu valor histórico, seja por sua aplicabilidade prática atual, a teoria civilista (imanentista) da ação e a teoria concreta da ação (ou teoria do direito concreto de agir).

CONDIÇÃO DA AÇÃO CIVIL

Chamam-se condições da ação os requisitos necessários ao exercício do direito da ação, sem o preenchimento dos quais, não configuram o direito para o exercício de ação. Três são as condições da ação, a saber:

a) Possibilidade jurídica do pedido;

b) Interesse de agir;

c) Legitimidade das partes ( legitimatio ad causam).

Por possibilidade jurídica do pedido, entende-se que a pretensão do autor seja em abstrato amparada pelo ordenamento jurídico. Assim nos países que não admitem o divórcio, falta a possibilidade jurídica do pedido para o exercício dessa ação.

Por interesse de agir, entende-se que a necessidade da tutela jurisdicional para evitar ameaça ou lesão ao direito; ou a necessidade de invocar a prestação jurisdicional num caso concreto.

Por legitimidade das partes, ( legitimatio ad causam), entende-se a pertinência objetiva do lide, ou seja, aquele a que a alei assegura o direito de invocar a tutela jurisdicional, o réu, aquele contra o qual pode o autor pretender algo.Assim, ao filho faltaria legitimação para cobrar judicialmente uma dívida do pai; ao marido, para executar um crédito da mulher.

Embora a luz do direito processual civil brasileiro sejam estes requisitos o autor Liebmam, abandonou na terceira edição a possibilidade jurídica resumindo-as em duas: interesse de agir e legitimação para agir.

CONDIÇOES DA AÇÃO PENAL

A ação penal, tanto quanto a civil lato sensu (civil e trabalhista),subordina-se a determinadas condições, pois é também direito objetivo público de pedir ao órgão jurisdicional a atuação da lei penal.

No âmbito penal, além do interesse de agir e da legitimação, emerge de forma bastante acentuada, o requisito da possibilidade jurídica, pois ai a peça introdutória da demanda(denúncia ou queixa) deverá fundar-se, necessariamente, num fato delituoso ( típico e antijurídico), expressamente previsto no direito positivo material penal.Além dessas condições( comuns a ação civil e á penal), entendia- se que a ação penal subordinava-se a outros requisitos, denominados condições de procedibilidade, mas recentemente doutrina denomina condições de procedibilidade aqueles requisitos ou pressupostos aos quais se subordina o exercício da ação penal(Ottorino Vannini, Giovanni Leone, Frederico Marques).

Segundo Tourino Filho, algumas dessas condições são genéricas, indispensáveis, sempre,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com