TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Civil II

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.266 Palavras (14 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 14

Caso Concreto 1

Breno promoveu ação de conhecimento em face de Cláudia, pelo procedimento ordinário. Na petição postula indenização por descumprimento de servidão, sob o fundamento de que o réu fechou a passagem existente em seu terreno, por onde o réu por longos anos utilizava para atingir a estrada principal, causando-lhe transtornos. Citado, o réu contesta no prazo de 10 dias e nega a existência da servidão de passagem. Posteriormente, no 15º dia do prazo contado da juntada do mandado de citação oferece reconvenção, com sabor de ação declaratória incidental, onde postula a declaração, por sentença, da inexistência de servidão.

Indaga-se:

  1. A reconvenção oferecida pelo réu, no prazo previsto no art. 297, do procedimento ordinário, é tempestiva e, por tal, deve o juiz recebê-la? Justifique.

A reconvenção é intempestiva, embora tenha sido apresentada no 15º dia para a resposta. Dispõe o art. 899, CPC, que a reconvenção e a contestação devem ser apresentadas simultaneamente.

  1. Qual a natureza jurídica da reconvenção e quais são os seus pressupostos ou condições específicas para o seu legítimo exercício? Justifique.

A natureza jurídica da reconvenção é uma nova ação, ataque, portanto, não se caracteriza como defesa.

As condições são:

Ser apresentada simultaneamente com a contestação (art. 299, CPC), em peças autônomas, as ações devem ser conexas (art. 315,105, CPC), ou seja, endereçadas para o mesmo juiz, e devem obedecer o art. 282, 283 do CPC.

Caso Concreto 2

Gerson promoveu ação de conhecimento, pelo procedimento ordinário, em face da Incorporadora Concórdia. Postula na inicial o reconhecimento do seu direito de ser indenizado por danos materiais e morais causados pelo réu, quando da construção de uma casa uni familiar, conforme contratado pelas partes. Após a entrega do casa residencial, alega o autor, que o imóvel começou a apresentar defeitos como vazamento na piscina, por deficiente vedação, paredes com enormes rachaduras, pisos de mármore colocados nas escadas com inúmeras rachaduras e infiltrações diversas, conforme revela laudo preliminar. Alega que tentou extrajudicialmente a solução dos problemas apresentados na construção, mas que o réu esquiva-se de corrigi-los, embora esteja no prazo de garantia de 5 (cinco) anos. Os danos morais são devidos diante dos aborrecimentos e aflições que o réu lhe impõe ao se esquivar de solucionar as pendências no imóvel. Citado, o réu alega que foi citado irregularmente, no endereço que não é o de sua sede; que já responde pela mesma demanda proposta em outro juízo, com o mesmo pedido e mesma causa de pedir, entre as mesmas partes, e, ainda, alega que o autor não cumpriu com a sua obrigação de pagar as prestações, restando ainda 5 (cinco) notas promissórias vencidas e não quitadas.

Indaga-se:

  1. As defesas apresentadas pelo réu estão no plano do processo ou do plano do mérito? Justifique.

O réu alegou: Irregularidade de citação; Litispendência e Falta de cumprimento da obrigação do autor.

Estão no plano do mérito:  a Exceção do contrato não cumprido e a Litispendência.

Está no plano do processo: a irregularidade de citação.

  1. havendo preliminares (defesas processuais) elas seriam dilatórias ou peremptórias? Justifique.

Não há o que se falar em irregularidade de citação, visto que ela foi sanada, dada a apresentação espontânea do réu.

A Litispendência seria peremptória, pois causa extinção do processo.

Caso Concreto 3

Gilberto promove ação de conhecimento, pelo procedimento ordinário, em face Amadeu para postular a condenação do réu a lhe devolver um imóvel que lhe emprestou a título de comodato, vencido o prazo previsto no contrato e previamente notificado para desocupar a coisa. Citado, o réu oferece defesa e nela alega que a ação foi distribuída para o juízo da comarca de Friburgo, do domicílio do autor da ação, pelo que os autos deverão ser remetidos para o juízo de seu domicílio localizado na cidade de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, por se tratar de ação pessoal, aplicando-se o art. 94 do CPC. Ainda, em outra peça de resistência, alegou o direito de retenção, em conta que fez melhoramentos no imóvel e o pacto celebrado pelas partes prevê o direito de ser indenizado pelos gastos com benfeitorias úteis na coisa, juntando os comprovantes das despesas realizadas.

Indaga-se:

  1. Quais as modalidades de resposta foram oferecidas pelo réu? Justifique.

Exceção de incompetência e contestação.

  1. A primeira defesa acarreta a suspensão do processo? Justifique.

Sim, o processo fica suspenso até que seja julgada a exceção, se procedente, os autos são remetidos para juízo competente. Art. 265,III.

  1. Poderia o juiz indeferir in limine a primeira defesa do réu? Justifique.

Teoricamente sim, mas não se sabe se há cláusula de eleição de foro no contrato. Art. 310, CPC.

  1. O  acolhimento da segunda defesa do réu leva ao julgamento de improcedência do pedido do autor? Justifique.

Não. O réu vai ser obrigado a devolver o imóvel a partir do momento em que o autor indenizar o réu pelas benfeitorias realizadas.

Caso Concreto 5

Promovida ação de conhecimento, pelo procedimento ordinário, por Thiago em face do Estado X. Na inicial o autor postula o reconhecimento do direito a ser indenizado por danos materiais causados pelo réu à sua propriedade, invadida por policiais militares com destruição de plantação de hortas de vegetais, sem razão plausível. Citado, o réu oferece contestação intempestiva, mesmo tendo prazo em quádruplo (art. 188 do CPC). O juiz decretou a revelia do réu.

Indaga-se:

  1. A revelia do réu é relevante ou irrelevante? Justifique.

Neste caso é relevante, visto que se trata de direito disponível.

  1. Pode o juiz determinar a realização de prova pericial não requerida pelo autor da ação, apesar da revelia? Justifique.

Sim, a prova é para o juiz, se ele achar necessária, pode determinar qualquer meio de prova.

Caso Concreto 6

Foi proposta ação de conhecimento, pelo procedimento ordinário, por João em face de Túlio> Na petição inicial o autor postula o pagamento da quantia de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), resultante de serviços prestados ao réu. Citado, oferece contestação, aduzindo a falta de capacidade postulatória do autor, pois não juntou a procuração outorgada a um advogado e, ainda, a prescrição em razão de ter ocorrido o prazo fatal para a propositura da ação. Alega, em complemento, que antes do vencimento da dívida original foi feita transação, com parcelamento da dívida, e que todas as prestações estão vencidas e com perda da exigibilidade de suas pretensões de direito material (prescrição). Os autos vão conclusos ao juiz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com