TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Civil II

Por:   •  9/4/2015  •  Resenha  •  7.493 Palavras (30 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 30

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II.

21 de Agosto 2013.

Poder Judiciário.                                        Petição Inicial (C. P. C. Artigo 282).[pic 1][pic 2][pic 3]

Estado                                Ação                [pic 4]

Processo         Princípios Constitucionais.[pic 5]

     X

Procedimento.

IMPORTANTE:

CONDIÇÕES DA AÇÃO – Possibilidade Jurídica do Pedido: Aquilo que foi pedido ao juiz por meio da ação deve estar de acordo com o ordenamento jurídico. Na verdade hoje temos que tal possibilidade é vista por exclusão, ou seja, poderá se requerido ao juízo tudo aquilo que a Lei expressamente não vedar.

Observação: Parcela da doutrina, afirma que a impossibilidade de outros elementos da ação também torna proibido o julgamento de mérito.

                                          - Interesse de Agir: Trata-se da necessidade de intervenção do Poder Judiciário, isto é, a ação manejada do autor deverá ser útil na pratica, ou seja, a soma da necessidade mais a adequação.

Nesse sentido o pedido formulado deve ser apto a resolver o conflito, afastando a resistência da parte contraria e permitindo a obtenção do chamado bem da vida.

                                          - Legitimidade das partes na Causa “Ad causam”: Somente pode ir a juízo pedir uma solução o titular do direito material lesado. Excepcionalmente a lei pode autorizar que outrem peça em seu nome direito ou interesse de quem foi lesado.

Há duas espécies de legitimação: 1) Legitimação Ordinária – O titular do direito material lesado é o único que pode ir a juízo pedir a reparação (Ser parte). 2) Legitimação Extraordinária – Em poucos casos apenas quando houver expressa previsão legal alguém pode pedir em nome próprio (como parte) o direito alheio.

CONDIÇÃO DA AÇÃO: São exigências mínimas impostas pelo Legislador para que o juiz analise o mérito da causa (Artigo 269, I – CPC). Caso não estejam presentes, ao menos uma delas, caberá ao réu na sua defesa alegar em preliminar (Artigo 301, I – CPC).

Verificando o Juiz, que realmente que a existência da carência da ação, isto é, a ausência de qualquer das condições deverá julgar extinto o processo sem resolução do mérito (artigo 267, IV CPC).

ELEMENTO DA AÇÃO.

        São os requisitos responsáveis pela identificação da ação, bem como pela distinção delas de outras (Litispendência – Coisa Julgada – Conexão). Normalmente aparece logo na peça inicial (Denúncia ou Petição Inicial) e a sua falta acarretará a Inépcia ou até um eventual Indeferimento.

  • IDENTIFICAÇÃO.
  • INÉPCIA E/OU INDEFERIMENTO.

  1. PARTES.

São as pessoas que participam do processo sob o contraditório normalmente o autor e o réu (Quem pede e de quem se pede algo). Também é chamado de elemento subjetivo da ação, isto é, os sujeitos parciais submetem-se a autoridade judicial. Por fim é importante destacar que a parte poderá ser Legitima ou Ilegítima.

  1. CAUSA DE PEDIR.

Trata-se da narração dos fatos dos quais se deduz ter o direito, no Brasil também é necessário descrever os fundamentos Jurídicos (Teoria da Substânciação) ainda que o juiz conheça o direito “Iura novit cúria”, sendo necessário narrar os fatos para que o juiz dê o direito “da mihi factum, dabo tibi ius”, o elemento causal da ação pode ser dividido em causa de pedir próxima (Fundamentos Jurídicos do Pedido) e causa de pedir remota (Fatos Jurídicos)

Fund. Fática e/ou Jurídica.

  1. PEDIDO(S) /OBJETO.

Sempre que for ingressar em juízo será necessário pedir algo (este é o mérito da ação) que será decidido na sentença. O objeto de uma ação pode ser dividido em: Pedido Imediato é a tutela jurisdicional (declaratória – constitutiva ou condenatória). Pedido Mediato é aquilo que se pretende da parte contrária (bem material ou bem da vida) Observação: O pedido deve ser certo e determinado.

Imediato x Mediato.

CLASSIFICAÇÃO DA(S) AÇÃO(ÕES).

        Existe diversas forma de se classificar uma ação, porém a melhor delas é feita com a analise da tutela com provimento jurisdicional requerido. Assim a ação poderá ser: De conhecimento – De execução e De cautelar.

Na ação de conhecimento a parte alega em direito um direito buscando um juízo de certeza, isto é, um julgamento dos seus pedidos reflexo de uma solução de mérito. Esta ação de acordo com a sentença poderá ser:

  1. AÇÃO/PROCESSO DE CONHECIMENTO.

Teoria Ternária: - Meramente declaratória. - Aqui busca-se a declaração de existência ou de inexistência de um fato ou relação jurídica (Artigo 4º CPC).

                 - Constitutiva ou Desconstitutiva. - Aqui será buscada a criação, a modificação ou a extinção de uma relação jurídica, como por exemplo, um contrato.

                 - Condenatória. – Além de uma declaração busca-se que a parte contrária seja imposta uma obrigação de dar, fazer, não fazer e até do pagamento de quantia.

Teoria Quinaria: - As três anteriores.

                  - Mandamental. – Diferente das anteriores aqui tem-se uma determinação Estatal, para que outrem faça ou deixe de fazer algo expressamente prevista em Lei, inclusive sob as sanções previstas no próprio direito.

Exemplo: mandado de segurança e crime de desobediência.

                  - Executiva “Latu Sensu”. – Diferente das demais demandas condenatórias esta espécie de ação permite o inicio de uma fase executiva (após a sentença sem necessariamente a provocação da parte ou até mesmo a substituição daquilo que vem sendo pedido por uma providência do judiciário).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (274.7 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com