TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 03

Passo 1

01- Definir propriedade e informar seus elementos constitutivos.

A definição de propriedade no direito das coisas não é tão difícil de se fazer analisar tendo em vista que a mesma nada mais é  do que uma pessoa que tem o domínio de uma coisa de uma propriedade, não a posse já que no nosso ordenamento Jurídico o fato da pessoa ter a posse da coisa não faz  com que o mesmo se torne o dono desta coisa. Já a propriedade não ela é pode ser flexível. Ex: Quando uma pessoa mora de aluguel a mesma detêm a posse do imóvel não a propriedade tendo em vista que somente o dono a possa ter. Tendo neste conceito de propriedade alguns conceitos que são:

- Usar

- Gozar e Usufruir

- Dispor

- Reaver

Tudo isso essencialmente colabora para que tenhamos o que chamamos de definição sobre o que é propriedade das coisas no Direito Civil.

02- Explicar cada um dos elementos constitutivos citados acima:

- Usar:   È simples se baseia no simples conceito de o dono usar o que é dele tendo a liberdade de utilizar da melhor maneira possível  como bem entender. Pois neste elemento que constitui a propriedade a mesma é dele.

- Gozar e Usufruir:   Bom neste elemento é o seguinte você usa o bem em questão e além de usar tudo o que ali der fruto você se faz valer. E pegar pra si. Ex: Uma propriedade você além de residir naquela fazenda, planta uma safra de soja tudo o que dessa plantação vier você poderá utilizar ou vender como sua.

- Dispor:  Bom é o direito que só você como dono da propriedade de vende-la, transferir, alienar ou como achar melhor fazer já que como falamos várias você dispõe a propriedade da coisa.

- Reaver:   É  o direito de quer para si uma coisa que é de sua propriedade e está em posse de outrem podendo neste caso o dono da coisa entrar com uma ação reivindicatória que claro dependendo do caso em questão se encaixará para uma das situações dispostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com