TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Lógica jurídica - PUC Minas

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

PRIMEIRA QUESTÃO:

A primeira frase marca uma condição relativa com a expressão ou conexão “se”, e designa o antecedente. Visto isso, a condição se estabelece na frase até a virgula que marca o inicio do consequente.

O simbolo lógico que corresponde a conexão relativa é “se, então” (PQ), permanecerá sem o simbolo da negação (¬) porque a primeira frase é afirmativa. Já a segunda parte ou frase, correspondente ao consequente será negativa (¬Q).

P¬Q

Com a segunda frase Kant nega o antecedente fundado na negação do consequente? A resposta é sim, quando Kant nega o consequente que já era negativo, irá se estabelecer a negação da negação, que passa ser afirmação.

¬(¬Q)

kant desenvolveu tudo isso para deduzir o simbolo lógico de ¬P. Com isso, podemos negar o antecedente fundamentado na negão do consequente. Pois a exemplo da teoria dos escravagista, que nada difere dessa, nos teremos uma hipótese válida dita lógica.

P¬(¬Q)

P¬(¬2)

Q

¬ P

SEGUNDA QUESTÃO:

Sodot quando é questionado por Meugnin pelas suas afirmações como testemunha, responde da maneira abaixo:

“Eu estou mentindo. Mas, se eu estou mentindo, então eu estou dizendo a verdade e eu não estou mentindo”.

Após esta declaração Meugnin decide prender Sodot pelo crime de falso testemunho baseando sua decisão no pressuposto de que Sodot estava mentindo em seu testemunho.

O argumento só é verdadeiro quando se diz do que é que é, ou do que não é que não é, e isso não ocorre na afirmação de Sodot, pois no argumento de Sodot ele diz do que é que não é, ou do que não é que é, e por isso este argumento é falso, ou seja mentira. A asserção só é verdadeira quando diz respeito a realidade de algo que existe, como por exemplo, quando falamos que “Todo homem e bom” só é verdadeiro se todos os homens forem bons, e é mentira se nem todos os homens forem bons.

Portanto a verdade deve estar conforme a nossa realidade, a afirmação de que todo homem é bom só é verdade se todos os homens forem bons, caso contrário a afirmação é falsa.

Na questão Sodot faz a seguinte afirmação:

“Eu estou mentindo. Mas, se eu estou mentindo, então eu estou dizendo a verdade e eu não estou mentindo”.

"Eu estou mentindo(é verdadeira), ou seja ele estava mentindo.

Se “Eu estou mentindo”(fosse falso) – “Eu não estou mentindo”(Seria verdadeiro) - então ele não estava mentindo.

Entretanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com