TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Teoria do Direito

Por:   •  30/4/2015  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 2

Correção da Prova

1 – Caracterize a escola do Historicismo Jurídico

R= No Historicismo Jurídico o legislador não cria o direito ele usa a história e o espírito popular para saber as aspiração e necessidades dessa sociedade. O Historicismo Jurídico ia contra o exegetismo Frances. As normas jurídicas serão válidas e eficazes se fiéis ao espírito do direito consuetudinário. Ou seja eles valorização do costume

2 – Qual a compreensão do Direito pela Teoria Tridimensional do Direito de Miguel Reale?

FATO + VALOR + NORMA

3 – De acordo com o exemplo a seguir, estamos diante do Direito Objetivo ou Direito Subjetivo? Justifique a sua opção.

R= Direito Objetivo, pois se trata da norma do crime de infanticídio.

4 – “ Tem direito ao PIS 2015 todo trabalhador que, entre outros requisitos, tenha trabalhado em 2014 por pelo menos 30 dias com registro em carteira e tenha recebido até doía salários minimos no ano-base, o que equivale a R$ 1.448,00.” A palavra “direito” designa:

R= Faculdade de Agir

5 – Analisando o texto a seguir considerando as acepções da palavra DIREITO, estudadas no modulo 1, indique a acepção correspondente.

O direito ( 1) á vida e a saúde é tutelado, ou seja, protegido pelo direito ( 1) brasileiro e cabe ao Estado cuidar da saúde e da assistência publica. Com base nestes argumentos, José teve reconhecido o direito ( 2) a receber medicamentos do Estado para o tratamento de uma doença que contraíra. Realmente, não parece direito ( 3) deixar um cidadão desassistido. Mas nem sempre foi assim: apenas com o passar do tempo o estudo do direito (4) reconheceu esses direitos (5) sociais, transformando-os em direito (1)

  1. Norma de agir
  2. Faculdade de agir
  3. Justiça
  4. Ciência
  5. Fato social

6 – A partir do texto, pode-se afirmar que o direito pertence ao mundo da cultura? Justifique?

R= Sim pois no Irã eles se baseiam no corão que é um livro sagrado, cujo vem da cultura deles, então eles tem esse preceito cultural que é a lei deles e a religião que trata de sua cultura, que todos as leis que lá existem são relacionadas ao seu povo e a sua cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com